A Netflix anunciou a data de estreia da segunda temporada de Os Bridgertons, que vai adaptar o livro “O Conde que me Amava” e a busca por uma esposa do Lord Anthony Bridgerton. E no post de hoje, falaremos sobre a ordem de leitura de Os Bridgertons, além de claro comentar algumas curiosidades sobre a série escrita por Julia Quinn.

Se você não faz ideia do que estou falando, provavelmente perdeu o grande lançamento da primeira temporada de Os Bridgertons, adaptação do livro “O Duque e Eu”, que está disponível na Netflix e conta a história da filha mais velha de Violet, Daphne e seu conturbado casamento com o Duque de Hastings.

Os Bridgertons é uma série de romances de época, escrita pela autora Julia Quinn e lançada aqui no Brasil pela Editora Arqueiro, entre os anos 2000 e 2013.

A série conta com um total de 9 livros e em resumo, narra a história de uma família aristocrata britânica e como era a Inglaterra em 1800. Cada um dos livros foca em um membro da família, com exceção do nono livro, que compila um pouco das histórias contadas até aqui.

Os personagens centrais do livro são os filhos de Violet, uma viscondessa bem sucedida, que possui uma família de causar inveja em qualquer pessoa. Ela acaba perdendo o esposo durante a gravidez de seu oitavo filho e sonha em ter uma casa cheia de netos quando suas crianças crescem.

A adaptação da série foi realizada através de um incrível parceria entre a Netflix e a Shondaland, a produtora da conceituada showrunner Shonda Rhimes. O sucesso da série foi instantâneo, sendo assistida por mais de 82 milhões de pessoas em menos de um mês, o streaming correu para renovar a segunda temporada, que chegará na plataforma no final desse mês.

Agora, se você assistiu a série e se apaixonou pelo universo de Os Bridgertons, pode aproveitar o tempo de produção entre uma temporada e outra para maratonar os nove livros. 

Por isso, hoje vamos te contar qual é a ordem cronológica de leitura de Os Bridgertons.

Ordem Leitura de Os Bridgertons

Apesar da série de livros escrita por Julia Quinn narrar a vida e trajetória de uma mesma família, ela não segue necessariamente uma ordem cronológica. Os livros são independentes, podendo ser lidos separadamente.

Por esta razão, recomendamos que leia de acordo com a publicação. Vamos conferir qual é a ordem dos livros de Os Bridgertons?

1° – O Duque e Eu, Julia Quinn

O Duque e Eu - Ordem dos Livros Os Bridgertons
Reprodução: Simon e Daphne / Netflix

O primeiro volume de Os Bridgertons é o livro intitulado “O Duque e Eu”. Nesse livro conhecemos todo o universo da família e o relacionamento dos irmãos. Além disso, o livro foca na história de Daphne, a filha mulher mais velha de Violet, que já está na idade de se casar.

Daphne é uma jovem muito inteligente e independente que gostaria de ter o poder de escolher seu próprio marido. Como está na idade ideal para se casar, começa a frequentar diversas festas da aristocracia com o objetivo de encontrar o noivo ideal. Porém, sua busca não é bem sucedida, à medida que se depara com candidatos pouco inteligentes ou desprovidos de beleza e elegância.

Em contrapartida, temos o Duque de Hastings, também conhecido como Simon Basset, um jovem viajante que voltou para Londres com o objetivo de assumir o império de seu falecido pai. Ele é um jovem extremamente atraente, além de ser rico e muito inteligente. O jovem é considerado por muitas mães um “partidão”, só que os interesses dele não estão ligados ao casamento.

Coincidentemente, Simon é o melhor amigo do irmão de Daphne, e os dois decidem embarcar em uma farsa para alcançarem seus objetivos. Enquanto Simon afasta pretendentes inconvenientes, Daphne começa a atrair olhares de pretendentes “melhores”, quando toda a cidade começa a acreditar que eles estão apaixonados.

E o que era para ser um plano genial, começa a dar errado quando eles começam a fingir menos e sentir mais. 

2° – O Visconde que me Amava

netflix divulga trailer da segunda temporada de bridgerton
Reprodução: Kate e Anthony / Netflix

O segundo volume de Os Bridgertons é o livro “O Visconde que me Amava”, com o filho mais velho de Violet, o Lord Anthony como protagonista. 

Após a morte de seu pai, Anthony, como filho homem mais velho, acaba se tornando o responsável pela família, herdando o título de Visconde, ele cuida de seus irmãos mais novos e da vida financeira deles.

Na primeira temporada da série Os Bridgertons, na Netflix, Anthony é retratado como um mulherengo e tanto, Um Grande Libertino. Mantendo um romance secreto com uma jovem artista. Só que com o casamento de Daphne e Simon, ele começa a perceber a importância de se dedicar ao título que herdou, de Visconde.

Quando a temporada de bailes, em 1814 estreia, em Londres, Anthony decide que é o momento de encontrar uma boa esposa e abandonar a vida libertina que levava. Só que o que o Lorde não esperava era se apaixonar de verdade pela irmã de sua noiva.

Inicialmente, o Lord busca uma noiva que atenda “os requisitos mínimos para o cargo”, ele não acredita nessa história de se casar por amor. Mas o destino tem uma maneira engraçada de nos surpreender.

3° – Um perfeito cavalheiro, uma adaptação de Cinderela

Reprodução: Anatomia Pop

O terceiro livro da série “Os Bridgertons” se chama “Um Perfeito Cavalheiro” e conta a história de Benedict, o segundo filho mais velho de Violet. Benedict é um jovem libertino, porém muito romântico que ainda não se assumiu para o mundo como o grande artista que é.

E esse romance é como uma releitura de Cinderela. Em um baile de máscaras, o jovem Benedict conhece a bela Sophie e eles se apaixonam quase que imediatamente.

Que apesar de ser filha de um conde, não é considerada pela família por ter sido fruto de uma relação ilegítima, logo, com a morte de seu pai, sua madrasta a renega e a coloca como criada

Como uma boa sonhadora, Sophie deseja um dia participar de um baile da alta sociedade, por isso, quando o baile da família Bridgerton é anunciado, ela foge de casa para participar da festa secretamente. No entanto, ao voltar para casa, acaba sendo expulsa e deixando a cidade.

Após três longos anos sem saber notícias de sua amada, Benedict salva Sophie de um destino cruel, quando a vê sendo importunada por um homem bêbado e totalmente desagradável.

Apesar de não reconhecê-la imediatamente, isso não é barreira para que Benedict se apaixone pela moça outra vez. Só que devido a suas diferenças sociais, ele sugere que eles se tornem apenas amantes – já que não poderiam se casar – proposta que ela considera absurda.

O casal de apaixonados agora precisa decidir juntos qual é o melhor caminho a seguir, enquanto lutam contra seus próprios sentimentos e os preconceitos de uma sociedade elitista.

4° – Os segredos de Colin Bridgerton, Julia Quinn

4° livro Bridgertons - Os segredos de Colin Bridgerton, Julia Quinn
Reprodução: Penelope e Colin / Netflix

O quarto livro da série Bridgertons fala sobre como um grande amor pode nascer a partir de uma grande amizade.

Em “Os Segredos de Colin Bridgerton”, conhecemos mais a fundo a história do solteiro mais desejado de Londres, Colin e de seu romance com uma das melhores amigas de sua irmã, Penelope Featherington, uma jovem fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade que sempre nutriu um sentimento a mais por Colin.

Na primeira temporada de Bridgertons, vemos o jovem Colin embarcar em uma longa viagem internacional. E ao retornar para casa, ele começa a enxergar Penelope com outros olhos.

A jovem que antes era tímida e tinha dificuldades de se relacionar com outras pessoas por conta de sua aparência, agora era dona de uma beleza fora do comum, além de ter muito bom humor e estar com a autoestima lá em cima

Após o primeiro beijo dos dois, Colin tem a certeza que Penelope é a mulher de sua vida, mas ela começa a duvidar se realmente o conhece de verdade após descobrir um segredo que pode mudar o rumo desse relacionamento.

5° – Para Sir Phillip, com amor

Ordem de Leitura de Os Bridgertons - livro da eloise, para sir phillip com amor
Reprodução: Eloise Bridgerton / Netflix

O quinto livro da série Bridgerton, “Para Sir Phillip, com amor”, conhecemos a história da jovem Eloise Bridgerton, que além de possuir ideias contrárias ao que a sociedade determina para uma mulher, também é melhor amiga de Penélope.

Tanto Eloise, quanto Penélope tinham um objetivo em comum: se manter solteiras para sempre. No entanto, quando Penélope se casa com seu irmão, Eloise se vê sozinha.

Eloise tem um personalidade muito extrovertida, é extremamente articulada, criativa e apaixonada por escrever cartas.

Por conta disso, ao receber a notícia de falecimento de uma prima distante, Eloise decide escrever uma carta ao viúvo, o Sir Phillip, para expressar seus mais sinceros sentimentos. Carta essa que é recebida com muita surpresa, tanta que ele decide responder agradecendo o cuidado da moça.

Após alguns meses e muitas cartas depois, Phillip convida Eloise para passar uma temporada com ele. Só que ao se conhecerem pessoalmente, percebem que têm personalidades e temperamentos muito distintos.

Então eles precisam entender se o amor que sentem um pelo outro é forte o suficiente para enfrentar os obstáculos propostos por suas próprias características.

6° – O conde enfeitiçado, Julia Quinn

Reprodução: P.s Amo Leitura

O sexto livro escrito pela autora Julia Quinn da série Bridgertons e lançado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro se chama “O Conde Enfeitiçado” e nos apresenta a única Bridgerton que já é casada, Francesca, a condessa de Kilmartin.

Essa história passa no mesmo período que as histórias de Colin e Eloise, e nos conta que após viver uma vida perfeita durante três anos, ela ficou viúva sem realizar seu sonho de se tornar mãe. Longe de sua família e se sentindo solitária, Francesca não percebe que na verdade não está sozinha.

Ela encontra no primo de seu marido, Michael Stirling, um ombro amigo para diminuir a solidão.

O que Francesca não suspeita é que Michael nutre por ela uma paixão platônica desde a primeira vez que a viu em seu ensaio de casamento. Só que o ex-libertino decide manter essa paixão em segredo em respeito ao seu primo John, que sempre considerou como um grande irmão.

Agora que Francesca está livre, ele tem a oportunidade de declarar o seu grande amor e mostrar à ela que sempre há tempo para ser feliz de novo. Só precisamos estar dispostos a isso.

7° – Um Beijo Inesquecível, Julia Quinn

Reprodução: Caixa de Livros

O sétimo volume da série de romances de época escrita por Julia Quinn é o livro “Um Beijo Inesquecível”.

Neste livro, conhecemos a história de Hyacinth Bridgerton, a filha caçula de Violet. Que além de ser muito inteligente, não liga muito para opiniões alheias. Ela tem uma personalidade marcante, fala sempre o que lhe dá na telha e toma a iniciativa quando acha que deve.

E apesar de estar na quarta temporada dos bailes da elite de Londres, ainda não encontrou o par ideal com quem gostaria de passar toda sua vida. Ou melhor, ainda não atraiu para si a atenção de nenhum pretendente.

Após conhecer o neto de Lady Danbury, Hyacinth começa a sentir um estranho frio na barriga quando está perto do rapaz, que tem fama de libertino, mas a trata sempre com cuidado e respeito.

À medida que a amizade dos dois vai evoluindo, eles se envolvem cada vez mais em uma grande aventura e um romance de tirar o fôlego!

8° – A Caminho do Altar, Julia Quinn

Reprodução: Corujas de Biblioteca

Considerado como o melhor livro da série, em “A Caminho do Altar”, acompanhamos a história de Gregory Bridgerton, o filho homem caçula de Violet.

Gregory pretende encontrar uma boa moça para se casar, mas gostaria de fazer parte de um casamento repleto de amor, como aconteceu com seus pais e irmãos.

Embora seja muito romântico, ele não tem tanta sorte como alguns dos seus irmãos, e também não tem muito a oferecer, já que a sua herança, comparada a de seus irmãos, é bem pequena.

Só que ao participar de uma festa organizada por uma de suas cunhas, ele conhece uma jovem chamada Hermione Watson e se encanta por ela. Porém a moça além de ser comprometida, não dá muita bola para ele na festa.

Só que a melhor amiga de Hermione, Lucinda Abernathy, por não ser muito fã de seu noivo, se propõe a ajudar Gregory na missão de conquistar a amiga.

Contudo, com a aproximação dos dois, Lucinda começa a perceber todas as qualidades de Gregory e começa a admirá-lo um pouco mais do que apenas como um bom amigo.

A grande questão é se Gregory vai continuar insistindo em seu amor à primeira vista em Hermione, ou vai perceber que ao lado dele há uma grande mulher com quem pode compartilhar toda uma vida.

9° – E Viveram Felizes para Sempre

ordem de leitura de os bridgertons e viveram felizes para sempre
Reprodução: Amanhecer Literário

O último livro da série de romances de época, escrita por Julia Quinn, é o “E Viveram Felizes para Sempre”. Que basicamente é um compilado de contos sobre todos os irmãos, criado para preencher algumas lacunas deixadas nos livros anteriores.

Neste último volume, os fãs da série encontrarão perguntas para grandes mistérios, tais como:

  • Será que o Simon finalmente leu as cartas do seu pai?
  • A Francesca conseguiu ter filhos com Michael?
  • Será que Hyacinth achou os diamantes perdidos?
  • E o que aconteceu com os enteados e a Eloise?

Outra novidade do nono livro da série é a história de amor entre o pai e a matriarca da família Bridgerton, Violet

Livros sobre a Lady Whistledown

Apesar da série “Bridgertons” narrar a trajetória e as histórias de amor de uma das famílias mais bem sucedidas de Londres, um personagem muito interessante da série, que ganha grande destaque é a Lady Whistledown.

Que atua no pano de fundo, trazendo um pouco de dramaticidade para as histórias – é como se ela fosse a Gossip Girl do século XVIII.

Por esta razão, Julia Quinn, junto com outras três escritoras de romance de época famosas, dedicou dois livros a essa personagem tão distinta.

Nada Escapa a Lady Whistledown

ordem de leitura de os bridgertons Nada Escapa a Lady Whistledown
Reprodução: Livros e Laços de Fita

O primeiro livro é o “Nada escapa da Lady Whistledown”. Lançado em 2003, o livro reúne quatro contos sobre as revelações da Lady Whistledown, publicadas em um jornal para a elite de Londres. Nesses contos, ela relata os acontecimentos mais importantes da temporada de bailes de 1913, que são:

  • “Um amor verdadeiro”
  • “Dois corações”
  • “Uma dúzia de beijos”
  • “Trinta e seis dias de São Valentim”

Lady Whistledown Contra-Ataca

ordem de leitura de os bridgertons - livros sobre a lady whistledown
Reprodução: Em Cada Página

O segundo livro sobre essa dama memorável, “Lady Whistledown Contra-Ataca”, também reúne quatro contos bem curtinhos que relatam as fofocas da temporada de bailes de 1816, que são:

  • “O primeiro beijo”
  • “A última tentação”
  • “O melhor dos dois mundos”
  • “O único para mim”

Uffa! Muita coisa! Agora que você já sabe a ordem de leitura de Os Bridgertons está esperando o que para começar a maratona?

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do Universo Literário.

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

5 comentários

  1. Pingback: Bridgerton | Um Grande Libertino (Ep. 01 T. 1) | Crítica (sem spoilers)

  2. Pingback: 3° temporada de Bridgerton será sobre Benedict e Sophie

  3. Pingback: Kate e Anthony voltarão para a 3° temporada de Bridgerton

  4. Pingback: Um Perfeito Cavalheiro, Julia Quinn | Resenha - Sempre Fui Geek

Deixe um comentário