Quando eu comecei a assistir DOC – Uma Nova Vida, achei o ritmo do primeiro capítulo um pouco parado. Claro que não gostei muito da arrogância do Professor Andrea Fanti também, mas bastou assistir mais alguns minutos da série para me apaixonar e engatar uma maratona madrugada adentro.

DOC é um novo drama médico italiano que chega conquistando um espacinho em nossos corações.

A série, baseada em fatos reais, conta a história do Professor Andrea Fanti, médico-chefe do setor de diagnósticos do hospital de Milão que sofre um atentado e perde a memória dos últimos 12 anos de sua vida, transformando completamente o mundo que ele conhece.

No primeiro capítulo de DOC, intitulado Amnesia, temos eventos importantes e que serão destrinchados ao longo da série. 

No episódio em questão, o Professor Andrea Fanti descobre que ministraram um remédio para o paciente errado, o que ocasionou na morte do mesmo. Fanti também descobre que talvez estejam tentando acobertar esse erro e isso vai contra totalmente aquilo que ele acredita.

Apesar de ter se tornado um grande cretino nos últimos anos, sua ética profissional continua intacta. Então Andrea, interpretado pelo ator Luca Argentero, decide encarar seus demônios de frente e pela primeira vez em anos aceita conversar com o pai do paciente que morreu.

O que o Professor Andrea não esperava é que impulsionado por uma grande raiva, o pai do paciente atira contra ele, impossibilitando-o de dizer a verdade.

Depois de algumas semanas em coma, Andrea acorda acreditando estar ainda em 2009, casado com sua esposa Agnesse, curtindo a alegria de ter assinado um novo contrato com um dos maiores hospitais de Milão.

Só que na verdade, Andrea e Agnesse estão separados há anos. Sua filha Carolina já é uma adolescente. Seu filho Matias está morto. E ele sequer se lembra do romance com a médica Giulia Giordano.

Então acompanhamos a saga de Andrea em provar para todos do hospital que mesmo sem a sua memória dos últimos anos, ele ainda pode ser um bom médico. E sua jornada de reconstrução da sua vida antiga vida-nova.

Romances em DOC

Claro que além de casos médicos surpreendentes teremos muito romance na série. Andrea era casado com Agnesse, ambos começaram suas carreiras como médicos residentes no hospital de Milão. Eram casados e tiveram dois filhos: Matias e Carolina. 

Após a morte de Matias, o relacionamento fica insustentável. Andrea é promovido a médico-chefe um pouco antes e acaba se distanciando da sua família – por serem muito dolorosas as lembranças e a saudade de seu filho querido.

romances em DOC
Foto: Reprodução

Um tempo depois, Agnesse se torna diretora do hospital e começa um relacionamento com Davide. Alguns anos depois, Andrea finalmente cede as investidas de Giulia e engata um romance com sua colega de trabalho.

Giulia era uma médica residente que se encanta com Andrea assim que o conhece. Ela o admira de inúmeras formas e acaba adquirindo muito da personalidade dominadora – quase arrogante de seu amado.

Após o incidente, ela assume a responsabilidade da equipe e do acompanhamento desse novo Andrea que não a reconhece de maneira alguma.

Além do mais, Giulia precisa assistir de camarote DOC tentando a todo custo recuperar seu casamento há tempos perdido.

Existe um outro elo nesse ciclo amoroso que é Lorenzo Lazzarini, que alimenta uma paixão platônica por sua colega de trabalho Giulia.

Como se essa fórmula não fosse o suficiente para trazer bastante drama à série, temos também romances igualmente carregados entre os residentes Eliza e Gabriel e Alba e Riccardo.

Apelo dramático

Para trazer um pouco mais de dramaticidade às cenas, muitos dos casos tratados em DOC dizem respeito a membros das famílias dos médicos. O que poderia ter sido bom se fosse dosado.

A sensação que fica é que eles querem forçar tanto os dramas familiares que os diagnósticos médicos brilhantes – que normalmente são as estrelas nesse tipo de produção – ficam em segundo plano.

Senti falta de um pouco mais de tecnicidade e dispensaria alguns dos dramas familiares que eram assuntos recorrentes na série.

Disputa de poderes

Eles também tentam forçar a barra em uma trama onde a mocinha Alba busca a todo custo a aprovação de sua distante mãe e chefe de cirurgia. Que não funciona muito bem pela falta de carisma da personagem.

Além do antagonista Marco que tenta a todo custo e sem sucesso afastar Andrea do hospital. Desde tentar ganhar a vaga como médico-chefe de diagnósticos a falsificar seus remédios e desacreditá-lo perante todo o conselho médico.

Apesar das falhas, DOC também possui muitos pontos positivos, como a história inspiradora de Riccardo, que é salvo por Andrea ainda adolescente e se torna médico residente no mesmo hospital que seu grande ídolo.

Ainda que seja tímido e passe metade da série sem um grande protagonismo, Riccardo vai ganhando a atenção dos holofotes e conquistando o público aos poucos.

Por mais que eles deixem a desejar na construção dos personagens secundários, é visível que DOC, nosso personagem principal, passa por uma grande transformação. E acredito que o mérito seja do ator maravilhoso que o interpreta.

É perceptível em suas feições sua mudança positiva de um grande crápula para alguém que realmente se importa com os pacientes. Ou seja, depois do acidente DOC se transforma novamente em quem ele era antes de perder seu filho.

O mesmo não se pode dizer da medíocre Giulia que começa a série sendo insuportável como a antiga versão de Andrea (a qual ela idolatra) e termina a série praticamente da mesma forma. A personagem de Matilde Gioli peca por sua fixação em DOC e em muitos momentos deixa que esse amor e seu coração partido interfiram em sua vida profissional.

Baseado em fatos reais

DOC – Uma Nova Vida é uma série inspirada na história real do médico Pierdante Piccioni que atuava na emergência no hospital de Lodi, na região da Lombardia, e era muito respeitado entre seus colegas de trabalho e pacientes. Só que em 2013, Pierdante sofreu um acidente de carro que o deixou em coma.

Ao acordar, Pierdante estava muito confuso e tinha perdido boa parte da sua memória – inclusive muito do que tinha aprendido sobre medicina ao longo dos anos. Ele acreditava estar no dia 25 de outubro de 2001, no dia do aniversário de oito anos de seu filho.

Assista ao trailer de DOC

Mesmo sendo uma série nova, DOC tem grande potencial para conquistar fãs no mundo inteiro.

Esperamos ansiosa pela próxima temporada!

Você já assistiu DOC? Gosta de dramas médicos? Siga-nos no Instagram @camissantss para mais dicas de séries!

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

Deixe um comentário