Eu li a HQ de The Walking Dead – Vol. 1 com um super gostinho de nostalgia. Nossa, que saudade de quando tudo era tão simples e quando o Rick nem fazia ideia do que estava fazendo com um grupo recém criado.

Saudades de quando o Carl não era insuportável, da Andrea, da Sophia e até da sebosa da Lori.

Tá, eu sei que não estou sendo imparcial, mas depois de acompanhar a série por tantos anos é impossível não ter algumas preferências.

Só que a HQ de The Walking Dead – Vol. 1 é um pouco diferente da série. E percebemos isso logo no Prefácio escrito pelo cômico Fernando Caruso.

Nesse prefácio, ele joga uma bomba nos colos de quem veio através da série: nas histórias em quadrinhos não teremos um dos personagens favoritos dos fãs da série – Daryl. Mas também teremos a chance de conhecer outros personagens tão incríveis quanto.

Qual é a primeira HQ de The Walking Dead?

Dias Passados, também conhecido como “Days By Gone”, é o primeiro volume da série de histórias em quadrinhos com mais de 190 edições que conta as aventuras de Rick Grimes e seus amigos nesse mundo novo, desconhecido e dominado por zumbis.

Nessa primeira aventura, temos um Rick Grimes totalmente perdido, sem entender o que aconteceu com o mundo ao acordar em um leito e encontrar um hospital primeiramente vazio. E depois, com os primeiros mortos-vivos.

Quando Rick consegue fugir do hospital e finalmente ir pra casa fica desolado ao perceber que sua vizinhança está vazia, quando é atacado por Duane, filho de Morgan, com uma pá na cabeça.

rick duane e morgan the walking dead
Foto: @camissantss

Após esclarecer o mal entendido – na ocasião, Duane acredita que Rick é um morto-vivo. Rick leva Morgan e Duane até a delegacia que trabalhava para buscar suprimentos e parte rumo à Atlanta. Com uma esperança gritando no peito de que sua esposa e seu filho ainda estejam vivos.

No meio do caminho, Rick fica sem gasolina e encontra em uma casa abandonada uma égua solitária. Ele percebe a oportunidade e segue para a cidade a cavalo. Só que ao entrar em Atlanta é atacado por uma horda de zumbis e infelizmente perde sua égua.

rick grimes chegando em atlanta hq
Foto: @camissantss

Quando então é salvo pelo icônico entregador de pizzas, Glen. Que além de ajudá-lo a despistar os zumbis, o leva para o acampamento onde coincidentemente sua esposa, filho e melhor amigo estão instalados.

O que acontece em The Walking Dead – Vol 1?

Ao encontrar sua família, Rick se sente aliviado por estarem vivos, mas percebe que passou por tanta loucura nas últimas horas que ainda nem teve tempo de assimilar tudo o que estava acontecendo e sentir medo.

Após o choque de realidade que lhe atinge, ele entende que o grupo de desconhecidos – que acabou se tornando uma família disfuncional precisa saber se defender. Além disso, Rick também observa que eles estão muito próximos da cidade e precisam mover o acampamento. Primeiro para fugir do frio que se aproxima e segundo para não estarem tão expostos a um ataque. E é aí que os problemas começam a aparecer entre Rick e seu melhor amigo Shane, então apaixonado pela esposa de Rick, Lori.

Shane fica claramente incomodado com a volta de Rick e começa a tramar a morte do amigo, quando é atingido de surpresa por um Carl jovem, de apenas 7 anos, que percebe quase que imediatamente a diferença entre matar um zumbi e um ser humano.

Quais as principais diferenças entre a série e The Walking Dead – Vol 1?

Eu realmente fiquei impressionada com as similaridades na fotografia da série com a HQ, eles fizeram um trabalho impressionante dando jus à obra ilustrada por Tony Moore.

E as diferenças entre essa primeira etapa da história são muito sutis, mas ainda perceptíveis.

A falta da regra de 3 para ler a porta

Uma das cenas mais icônicas da série é quando o Rick acorda no hospital e encontra uma das portas fechadas com uma madeira e alguns escritos com uma tinta vermelha.

Na porta está escrito:

Don’t Dead

Open   Inside

the walking dead regra de 3 - dont open dead inside
Foto: Reprodução

Essa frase icônica ilustrou diversos posters da série e confundiu a mente de muita gente que assistia a cena pela primeira vez. Essa cena é bem mais morna na HQ e não tem nada escrito na porta.

foto da porta do hospital dont open dead inside
Foto: @camissantss

As duas versões de Carol

A primeira grande diferença da primeira temporada da série para o primeiro volume da HQ é sobre uma das personagens mais marcantes da série: Carol.

Na série, Carol interpretada por (Melissa McBride), sofre de violência doméstica e após o sumiço e a morte de sua filha Sophia, a personagem passa por uma grande transformação. Ganhando assim cada vez mais destaque ao longo de cada temporada.

Na HQ, o marido de Carol se suicidou por não ter aguentado presenciar um mundo pós-apocalíptico e Carol é uma mãe dedicada de pouco destaque.

A aparição relâmpago de Shane

Eu também achei que os acontecimentos que levaram à morte de Shane foram muito rápidos. Quem acompanha a série, sabe que esse drama do Shane e da Lori perdurou por vários episódios ocasionando na morte do mesmo e na gravidez de Lori.

Nesse primeiro volume, temos apenas um indício de que eles passaram uma noite juntos, mas não se aprofundaram no relacionamento dos dois.

Fora isso, os acontecimentos do primeiro volume da HQ de The Walking Dead são muito similares aos da primeira temporada da série.

Quantas edições tem a HQ de The Walking Dead?

A história em quadrinhos criada por Robert Kirkman chegou ao fim após 193 edições e durou cerca de 16 anos para ser concluída.

Você já leu a HQ de The Walking Dead ou viu alguma temporada da série? Me conta aqui nos comentários o que acha da história.

Aproveite para nos seguir no instagram @camissantss para mais dicas de HQ’s e séries!

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

Deixe um comentário