Comecei a assistir Alerta Vermelho sem a menor pretensão do que veria nas próximas horas. Eu só precisava de um filme para relaxar enquanto esperava o meu lanche – que demorou tanto quanto o filme, diga-se de passagem.

No dia seguinte, como de costume entrei no twitter para ver as novidades do dia e lá estava ele, se exibindo como um pavão nos trending topics, Alerta Vermelho acabara de estrear na Netflix e estava sendo massacrado pela crítica e aclamado pelo público que assim como eu, assistiu ao blockbuster sem nenhuma (ou quase) expectativa.

O filme que chamou a atenção de todos desde o início de sua produção, ora pelos protagonistas muito conhecidos, ora por seu orçamento bem caro, não agradou aos críticos de cinema que disseram que as quase 2 horas de filme eram na verdade um grande desperdício.

Mas será que Alerta Vermelho é mesmo tão ruim assim?

O que fez um filme que tinha tudo para dar certo, dar tão errado?

Primeiro, eu acredito que as pessoas levaram o filme muito a sério. Muitos críticos, inclusive, disseram que o próprio filme se levava a sério demais. Até porque foi a produção mais cara lançada pela Netflix, mas a verdade é que absolutamente ninguém deveria tê-lo levado tão a sério assim.

Primeiro porque o filme é um típico filme de ação: com cenas e sequências exageradamente impossíveis de serem reais.

Que causam até certo estranhamento no espectador e nos fazem repetir sem parar a frase mais clichê de todas: “só em filme mesmo para acontecer isso“.

Segundo porque o filme peca em roteiro bem desenvolvido e totalmente inédito, o que era de se esperar quando toda a produção se ancorava no sucesso dos três astros / protagonistas.

Em Alerta Vermelho, temos o mesmo Ryan Reynolds de todos os filmes, como um anti herói, interpretando o ladrão Nolan. Que depois de uma infância difícil tenta se tornar o melhor ladrão do mundo, ou segundo melhor. Nolan, pretende roubar os três “Ovos de Cleópatra” e entregar como presente no casamento da filha de um Sheik Árabe. O objetivo disso? Além da recompensa de trezentos milhões de dólares, a oportunidade de ser reconhecido como o maior ladrão do mundo.

E ele teria sido bem sucedido em seu plano, se não fosse o astucioso agente John Harley, interpretado por Dwayne “The Rock” Johnson, que nada mais é do que o The Rock interpretando pela milionésima vez o papel de um brutamontes sagaz, que também é um analista de perfil que sabe calcular exatamente cada passo que Nolan dará na busca pelos ovos perdidos.

Nolan também encontra um outro obstáculo pelo caminho, Sarah Black ou como gosta de ser chamada “O Bispo“, interpretada por Gal Gadot, que parece estar em uma versão estendida da já conhecida Mulher Maravilha.

Gal Gadot, Bispo em Alerta Vermelho

Temos uma Gal Gadot muito mais sensual, dando uma surra em dois caras sem fazer o menor esforço ou sequer pagar peitinho – mesmo com decotes tão cavados.

alerta vermelho filme ação

Deixando os estereótipos de lado, o filme também se esforça para impressionar pela fotografia, mas acaba cometendo erros grotescos, como dizer que os personagens estão em uma floresta tropical na Argentina (?), quando mostram coordenadas de algum lugar no Sul do Brasil.

Os internautas ficaram chocados com a falta de noção de não contratarem alguém que tivesse uma ideia mínima de geografia básica em um filme tão caro para dizer que aquela floresta – que só existe no Norte do Brasil, diga-se de passagem -, não ia passar despercebida.

O único erro que eu achei demais – lembrando que é a visão de alguém que não levou o filme tão a sério e perdoou todas as falhas do mesmo – foi o fato de inspetora Das, interpretada pela atriz Ritu Arya estar em praticamente todos os lugares atrás dos ladrões mais procurados do planeta. Sendo que no início do filme, ela deixa claro para o agente que ele está atuando em um lugar que não tem jurisdição.

Fora isso, eu ri bastante com a comédia besteirol – que sim, é um pouco fraca e caricata, mas nos tira algumas risadas. 

E com as reviravoltas, que são tantas que acaba se tornando quase que um personagem. Eu imaginei o final de diversas formas, mas nenhuma se assemelhava com a forma que acabou.

Além de ter ficado bem surpresa com a aparição surpresa de Ed Sheeran, principalmente por ele evocar seu papel em Game Of Thrones.

No mais, Alerta Vermelho deixa um gancho para um próximo filme, que não sabemos se terá já que vem sido tão judiado pela crítica.

Infelizmente os astros do momento e as paisagens estonteantes não foram relevantes para agradar aos críticos de cinema.

Agora quem busca uma comédia para esvaziar a mente e deixar o tempo passar, Alerta Vermelho é uma ótima opção.

Você já assistiu ao filme? Me conta aqui nos comentários o que achou!

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

Deixe um comentário