No 7° episódio da quarta temporada de ‘The Big Bang Theory’, intitulado “The Apology Insufficiency” (‘A insuficiência das desculpas’), Howard entrou para um projeto especial e começa a ser investigado pelo FBI, que está em busca de provas que ele não é bom o suficiente para a vaga.
No entanto, quando seus amigos são entrevistados pelo FBI para atestar que Wolowitz não tem nada a esconder, acabam mostrando sua falta de habilidade em falar com mulheres – em especial, em cargos de autoridade – e complicando o amigo a conquistar a vaga dos sonhos.
Obviamente, que ninguém vai bem na entrevista, nem Leonard – que vem enfrentando problemas de confiança em falar com mulheres, nem Raj (que possui o mesmo problema e precisa beber para falar com elas). Muito menos o Doutor Sheldon Cooper, que chega a questionar a veracidade da situação.
Sheldon, com sua sinceridade sem filtro, acaba soltando diversas irresponsabilidades de Wolowitz, no entanto não percebe que acaba falando algo realmente grave, quando diz para o FBI que Howard quebrou uma propriedade do Governo de milhões de dólares para impressionar uma mulher.
Por conta disso, Howard acaba não conseguindo a vaga e isso acaba gerando uma rachadura na amizade do quarteto nerd.
Obviamente que Sheldon, demora a perceber que ele foi o grande ‘culpado’ por Howard não ter conseguido a vaga e ao ser consumido pela culpa, precisa encontrar uma maneira sincera de se desculpar.
E é aí que este se torna um dos episódios mais fofos de toda a série.
A desculpa mais fofa que Sheldon já foi capaz de pedir
Quem acompanhava ‘The Big Bang Theory‘ com frequência sabe que Sheldon é cheio de manias que ninguém entende. Ele segue regras que ele mesmo cria e fica obcecado por elas. E uma das regras mais conhecidas da série é “o lugar do Sheldon“.
Que basicamente é um lugar marcado no sofá da sala que possui a melhor localização. É ventilado, ele pode interagir com as pessoas sentadas de ambos os lados, ou seja, é praticamente o lugar perfeito.
Por isso, é tão significativo que, após algumas desculpas furadas (e falhas), Sheldon surpreende o grupo de amigos tomando uma decisão inédita (mesmo que por alguns segundos). Para se desculpar com Wolowitz , Sheldon oferece uma almofada de sofá para ele.
Quando Wolowitz nega as desculpas e pergunta o que ele faria com uma almofada de sofá, Sheldon explica que na verdade a almofada é metafórica e que ele está oferecendo o “seu lugar no sofá” (que é tão importante para ele). Pois sabe que agiu errado e sente muito por ter magoado Howard daquele jeito.
As desculpas ficam ainda mais fofas, quando sabemos que Sheldon faz questão de depreciar Howard o tempo inteiro. A relação dos dois não é tão amigável – tanto que Sheldon sabe exatamente que ele ocupa o 3° lugar no ranking de melhores amigos de Sheldon, logo atrás de Raj e Leonardo. Ou seja, o físico sabe que não está dentre as prioridades do engenheiro. Entretanto, a amizade deles é importante.
“A Insuficiência das Desculpas” é um dos raríssimos episódios que Sheldon age mais como um ser humano, do que como um robô. E nós gostamos muito de vê-lo assim!