Quando eu era criança, meu padrasto comprava DVD’s de Naruto Clássico na feira para assistirmos em casa. E eu lembro até hoje da primeira vez que assisti a luta icônica entre Rock Lee e Gaara do Deserto na 1° fase do Exame Chunin. Pois foi nesse momento que os dois se tornaram meus personagens favoritos.
Muitos anos depois, eu voltei a assistir Naruto. Agora, passando a faixa de fã de carteirinha para a minha filha. E pude relembrar os primeiros anos dos meus ninjas favoritos. Além de claro, continuar acompanhando a saga dos mesmos através do Shippuden.
Pensando no quanto eles evoluíram, do clássico até aqui, resolvi listar as melhores lutas da 1° fase do Exame Chunin para matar a saudade da época em que eles tinham problemas bem menores para enfrentar.
O que é prova Chunin em Naruto?
Os Exames de Seleção Chūnin (中忍選抜試験, Chūnin Senbatsu Shiken) são testes que tem como objetivo avaliar as habilidades dos Genin (ninjas que acabaram de se formar na Academia). Caso o Genin tenha um bom desempenho nas provas – que podem ser em equipes ou individuais – ele passa para o nível Chunin. Que são ninjas um pouco mais qualificados, esse nível é bem subjetivo. Quem chega ao nível Chunin, não significa que que são ninjas mais fortes ou mais poderosos. Apenas que são especializados.
Em Konoha, o Exame Chunin é realizado em três etapas diferentes. Para utilizar todos os meios necessários para provar que o Genin têm as habilidades necessárias para se tornar um Chunin. E eliminar logo de cara aqueles que não são tão habilidosos. O teste pode sofrer variações ano após ano. Justamente para testar os alunos. Portanto, os detalhes específicos de cada tarefa podem ser diferentes.
Em Naruto Clássico, as quatro etapas da prova chunin são:
- uma prova escrita (supervisionada por Ibiki Morino) que incluía questões difíceis relacionadas a diferentes temas ninja, e foi projetada para ser extremamente difícil de ser respondida por um genin normal. Apesar de alguns ninjas extremamente inteligentes conseguirem responder as questões como, por exemplo, Sakura Haruno. O modelo de prova foi desenvolvido para testar as habilidades dos ninjas de conseguir informações preciosas sem serem descobertos. A maioria dos alunos são eliminados nessa etapa ou desistem – o que acarreta na eliminação de toda sua equipe.
- missão na vida real (supervisionada por Anko Mitarashi) testa as habilidades de realizar uma missão e as habilidades de sobrevivência dos ninjas, sem um sensei. Nesta prova os participantes ficam presos dentro de uma área de treinamento perigosa e eles devem chegar à torre central e sobreviverem cinco dias sem ajuda externa. Além de lutarem contra outras equipes para conseguirem os dois pergaminhos necessários para passarem na prova.
- preliminares do exame chunin (supervisionada por Hayate Gekko), como pela primeira vez na história muitas equipes passaram na 2° fase (um total de 7 equipes passaram na missão dos pergaminhos), eles precisaram fazer uma preliminar para diminuir a quantidade de ninjas competindo na fase final. Nessa preliminar, os ninjas participam de lutas em duplas e o resultado de suas batalhas não interferem no avanço dos outros membros da equipe. Como na fase anterior, onde a equipe precisava conculir juntos a missão.
- lutas de torneio (supervisionada por Genma Shiranui, originalmente por Hayate Gekkō), essas lutas são parecidas com as das preliminares. Os ninjas vencedores da etapa anterior, agora enfrentarão outros adversários escolhidos aleatoriamente. As lutas são observadas por um conselho de daimyō e vilas ninjas que decidem quem se torna um Chūnin ou não. Nesta fase, para se tornar um Chunin é avaliado todo o desenvolvimento do ninja durante a luta. Por isso, até quem não ganha pode vir a se tornar um Chunin se seu desempenho for considerado satisfatório pelo conselho. Como, por exemplo, no caso do Shikamaru que mesmo perdendo sua luta, é promovido a Chunin.
Durante o Exame Chunin, os participantes precisam assinar um termo de autorização, pois podem ocorrer mortes durantes das batalhas. Como, por exemplo, quando Gaara massacra o Time Shigure.
As melhores lutas do Exame Chunin em Naruto Clássico
Esse ranking foi montado a partir de uma perspectiva estritamente pessoal. Avaliando a luta em si e as respostas de ambos os competidores. Além das surpresas durante a batalha e das comoções causadas a partir disso.
5. Temari vs. Tenten
A Tenten é uma kunoichi especialista em armas, assim como seu clã Mitsashi. Um clã pequeno pouco conhecido na Aldeia da Folha. E ela faz parte da Equipe Guy, comandada pelo esquisito mestre Gay. A equipe 9 também é composta por Rock Lee e Neji Hyuga. Essa equipe ganhou fama devido ao fato dos membros serem mais velhos que os demais e por receberam um treinamento diferenciado. Os ninjas da equipe 9 são “feras” em combate corpo a corpo. Além de terem desenvolvido grande resistência física.
Já Temari, é uma kunoichi da Aldeia da Areia altamente qualificada. Especialista no combate de longo alcance, filha do 4° Kazecage, sendo assim irmã de Gaara e de Kankuro. É uma ninja muito inteligente e passiva. É maternal com seus irmãos e implacável com seus inimigos.
Quando foram escolhidas para lutar, os membros da Equipe 9 ficaram em êxtase (em especial Rock Lee Mestre Guy), já que Tenten é muito boa na manipulação das armas. Se tivesse que acertar um alvo cem vezes, ela acertaria em cem tentativas. De tão boa que é. Por isso foi uma grande surpresa quando ela errou o primeiro ataque a Temari por apenas alguns centímetros. Nesse instante, Shikamaru já da a luta por vencida pela aldeia da Areia.
Mas eu confesso que ainda tinha esperança de que a Tenten fizesse a Temari engolir aquele sorrisinho cínico dela.
“Essa é a primeira estrela. Têm mais duas. Quando você ver a 3°. Você vai perder”. – Temari
Apesar de ter dado o melhor de si. E de inclusive utilizar uma técnica que estava guardando para a fase final do Exame Chunin, não teve jeito. Temari acabou levando a melhor e vencendo Tenten nessa batalha. Para tristeza geral da nação.
Apesar de não gostar muito da Temari nessa fase de Naruto, o 5° lugar de melhor luta da preliminar do Exame Chunin vai para ela. Por que não dá para negar que essa foi uma batalha e tanto. Além dela ter sido a única Kunoichi a ter passado para a fase final.
4. Shikamaru vs. Kin
Quando eu era criança ficava tão focada em amar o Naruto, o Gaara e o Rock Lee. Além de claro, odiar o Sasuke. Que não dava tempo para prestar atenção nos outros ninjas. Felizmente eu cresci e pude apreciar a beleza dos outros personagens. Agora, temos mais um no hall dos favoritos: seja bem-vindo, Shikmaru Nara.
Shikamaru é membro do clã Nara e sua especialidade é o jutsu possessão das sombras. Que somado ao jutsu possessão da mente, da Ino é a arma perfeita para destruir o adversário em uma batalha de médio alcance. Ele faz parte do time 10, equipe liderada por Assuma SaRutobi e composta por Ino Iamanaka e por seu melhor amigo Choji.
Na 2° fase do exame chunin, quando eles ainda estão na floresta. A equipe InoShikaCho se depara com um grande dilema: eles precisam decidir se ajudam ou não Sakura na luta contra os membros da equipe do Som, formada por Dosu, Kin e Zaku Abimi. Que estão querendo roubar o corpo do Sasuke para Orochimaru. E, por coincidência ou não, a sua adversária na preliminar do exame chunin é justamente Kin, uma kunoichi de nível genin de Otogakure.
Os membros da Aldeia do Som são muito confiantes perante a seus adversários. Chegando a muitas vezes subestimá-los. E com Kin não poderia ser diferente. Inclusive, podemos dizer que ela foi derrotada justamente por seu excesso de confiança. Já que isso a impediu de analisar os arredores de suas lutas. E acabou perdendo contra Shikamaru na preliminar, quando tinha tudo para ganhar a batalha.
Nessa batalha podemos observar de perto a inteligência e o pensamento estratégico de Shikamaru. O motivo pelo qual ele foi o único a ser promovido a Chunin.
3. Kiba vs. Naruto
Nós sabemos que o Naruto pode ser irritantemente insistente, mas essa é uma das primeiras lutas que podemos confirmar a obstinação do garoto. Kiba é um oponente forte. E Naruto o subestima por conta de seu cãozinho Akamaru. Afinal, como poderia um filhote de cachorro lutar contra e no mesmo nível de um ninja?
Pois ao subestimar essa dupla de titãs, Naruto enfrenta uma batalha difícil de ser vencida. O jutsu mimetismo da besta dá um cansaço em Naruto, que precisa ser muito perspicaz para montar uma estratégia um tanto quanto cruel para sair da enrascada que se meteu. E claro que por conta do protagonismo ele consegue, mas não é nada fácil.
Eu gosto muito dessa luta por que foi uma das primeiras vezes que o Naruto me surpreendeu tanto – assim como na luta dele com Neji. Ele pode ser atrapalhado, desatento, mas também tem um espírito lutador. E não se dá por vencido nunca. O que faz com que o personagem viva uma evolução constante a cada episódio.
2. Neji vs. Hinata
Essa luta foi tão pessoal que nem deveria ter acontecido.
Eu sempre gostei da Hinata, apesar da personagem ser pouco desenvolvida. Entretanto, quando comecei a reassistir Naruto Clássico, não gostei muito do Neji. Indiferente, quieto, rancoroso. As poucas interações que via dele, não me agradavam. A partir dessa luta contra Hinata eu passei a odiá-lo. Foi difícil me recuperar dessa luta.
Tanto Neji, quanto Hinata, fazem parte do Clã Hyuuga. Um dos mais antigos e poderosos clãs de Konoha. Todos os membros do clã nascem com Byakugan, um kekkei genkai que dá o poder de visualizar todos os pontos de chackra do oponente.
O clã é dividido em duas casas: a Casa Principal e a Casa Secundária. Somente o primogênito da família teve direito a permanecer na Casa Principal. A família secundária tem o dever de proteger a família principal. E para que esse dever seja cumprido, eles recebem aos 03 anos um selo amaldiçoado que garante à família principal poder absoluto sobre os membros da família secundária. Ou seja, temos dois genin divididos por uma história de amor e ódio. Enquanto Hinata amava seu primo verdadeiramente, Neji a odiava do fundo do seu coração. Pois ele a culpava pela morte de seu pai e, por isso nutria um ódio desproporcional pela prima.
Já podemos imaginar por aí que tinha tudo para dar merda. Ao passo que Hinata só queria mostrar seu valor para Naruto. Afinal, todos estavam prestando atenção nas lutas do exame chunin. Neji entrou na batalha disposto a levar as últimas consequências e finalmente conseguir sua vingança contra a família principal. Além do mais, Neji se ressentia por sua prima ser tão fraca e fazer parte da família principal, enquanto ele era claramente mais forte que ela. Tinha que se subordinar as vontades de seu tio.
É uma luta muito dramática que só não foi trágica por conta da intervenção dos jōnins Kurenai Yūhi, Kakashi Hatake, Might Guy e Hayate Gekkō. O que deixa Neji ainda mais enfurecido se perguntando se Hinata teria tratamento especial por fazer parte da família principal. Pesadíssimo né? E não é toa que ela merece o 2° lugar!
1. A melhor luta do Exame Chunin: Rock Lee vs. Gaara
Essa luta é sem dúvidas um dos grandes motivos de Naruto Clássico ser tão aclamado. Afinal, temos um dos personagens mais fortes do Anime apanhando feio para outro personagem que não pode nem fazer ninjusto. Além disso, essa é realmente uma luta de tirar o fôlego.
Vamos por partes:
Gaara do Deserto (我爱羅, Gaara) é um shinobi de Sunagakure. Que tem selado dentro de si a besta de uma cauda, o Shukako. Procedimento esse que culminou na morte de sua mãe. Criado para ser uma arma e perigoso demais para ser controlado, Gaara cresceu sem afeto. Apesar de ser uma criança amável e que desejava receber de volta amor, ternura e amizade. O medo que assombrava a vila era maior do que qualquer coisa. E isso impedia que ele fosse visto como humano. Com o tempo, só restou a besta e Gaara encontrou uma razão para continuar existindo: matar as pessoas que eram enviadas para matá-lo. Ou que eventualmente representavam alguma ameaça à vida dele.
Com isso, ele se manteve distante de todos e solitário. Ansiando pela próxima alma que esmagaria em seu caixão de areia. Apesar da personalidade de Gaara sofrer uma mudança brusca devido a inabalável força de Naruto para proteger seus amigos. Foi na luta contra Rock Lee que sua fortaleza começou a ruir. E isso aconteceu por que o Mestre Guy impediu que Gaara matasse Rock Lee. E ele não entendia como um sensei podia ter um laço tão forte com se aluno a ponto de quebrar as regras e interferir na luta.
Agora falando de Rock Lee:
Lee é um afiliado da Vila Oculta da Folha e ao contrário de seu oponente é um entusiasta. Está sempre alegre, confiante, à espera de sua próxima batalha para mostrar seu valor. Durante seus anos na Academia, ele fora ridicularizado por seus companheiros por não conseguir usar nenhum ninjutsu, muito menos genjutsu. Por isso, decidiu especializar-se em taijutsu, que seria uma espécie de luta corporal. Acreditando na máxima de que esforço e trabalho duro podem superar um gênio do ninjutsu. Sua grande motivação era derrotar seu colega de equipe Neji Hyuuga, considerado um poderoso ninja por conta de seu Byakugan e do seu jutsu punho suave, principalmente depois da luta de Neji contra Hinata.
Ao enfrentar Gaara, Rock Lee deu tudo de si. Inicialmente, ele não conseguia entrar nas defesas de Gaara. Então ele logo tratou de retirar os pesos presos em suas pernas para aumentar a sua velocidade. O que surpreendeu a todos, inclusive Gaara. Já que o Lee já era considerado bem veloz. Sem os pesos, ele ficou praticamente invisível. Era impossível acompanhar. E aí que ele conseguiu fazer os primeiros arranhões na armadura de areia de Gaara. O que deixou os outros ninjas agitados, enquanto assistiam a eletrizante luta. E até temerosos, como no caso de Temari e Kankuro, por que até então ninguém havia conseguido chegar perto dele.
Nesse momento, Rock Lee viu uma oportunidade de encerrar a luta e recorreu a um golpe ensinado pelo Mestre Gay apenas para casos extremos: a Lótus Frontal. Só que ao perceber o poder destrutivo desse golpe, Gaara substitui seu corpo e a cabaça de areia amortece o golpe. Como um último recurso e já em seu limite, Lee resolve abrir os 8 portões internos.
Quantos portões o Rock Lee abre na luta contra o Gaara no Exame Chunin?
Aos 13 anos, Rock Lee podia abrir até cinco portões, em um total de oito, como podemos ver na luta contra Gaara nas preliminares do Exame Chunin.
E acredita-se que o Lee só não conseguiu vencer o Gaara nessa luta por que infelizmente para quem usa essa técnica precisa correr contra o tempo e lutar para vencer a batalha o mais rápido possível. Isso por que a abertura dos 8 portões requer um esforço sobre humano do competidor que os abre. Levando-o aos limites extremos e em seguida à exaustão. Inclusive, a utilização dessa técnica pode causar danos irreversíveis ao usuário. Por este motivo é uma das técnicas proibidas.
Quais são os oito portões de Chackra?
- Portão de Abertura (Kaimon), esse portão está localizado no cérebro. Ele remove as limitações do cérebro fazendo-o liberar 100% da força dos músculos enquanto uma pessoa comum só pode usar 20% da força de seus músculos sem que eles se desintegrem. Liberar este portão permite que o usuário utilize a técnica da Lótus Frontal.
- Portão de Cura (Kyumon), também localizado no cérebro, ele aumenta a força física do usuário e re-ernergiza o corpo temporariamente.
- Portão da Vida (Seimon), localizado na medula espinhal, permite o usuário a utilizar a Lótus Reversa. O aumento do luxo sanguíneo deixa a pele vermelha.
- Potão da Dor (Shomon), localizado na medula espinhal aumenta a velocidade e a potência do usuário. Pode acontecer do tecido muscular rasgar durante a utilização da técnica.
- Portão do limite (Tomon), localizado no abdômen, aumenta a velocidade e o poder do usuário.
- Portão da Visão (Keimon), localizado no estômago, aumenta a velocidade e a potência do usuário. A abertura deste portão libera uma grande quantidade de energia. Tanto que pode criar vórtices em torno do usuário a partir de copos d’água que estiverem próximos. Depois de aberto, o sexto portão, os usuários são capazes de realizar o Pavão da Manhã.
- Portão da Maravilha (Kyomon), localizado abaixo do estômago, aumenta ainda mais a velocidade e a potência do usuário. Só depois de abrir o sétimo portão usuário será capaz de realizar o Tigre Diurno. Os que abrem esse portão secretarão um suor verde brilhante – azul, no caso do anime – de cada parte do seu corpo. Que imediatamente evaporará a partir de sua própria energia térmica. Criando um manto que pode ser confundido com um revestimento de chackra. Os danos colaterais a abertura desse portão são intensos podendo rasgar as fibras musculares do usuário em pedaços, gerando uma dor exagerada ao ser tocado.
- Portão da Morte (Shimon), localizado no coração. Libera-se toda a energia do corpo. Fazendo com que o coração bombeie à potência máxima, ultrapassando assim o poder de cada portão anterior. Esse poder pode ser comparado ao poder dos cinco Kages (ou mais), porém vem ás custas da vida do usuário, logo depois.
Surpreendente, não é mesmo? E você, gosta de assistir Naruto? Já conferiu as lutas do Exame Chunin? Qual é a sua luta preferida? Me conta aqui nos comentários.
Siga-nos no Instagram @camissantss para mais conteúdos sobre Naruto.
1 comentário
Pingback: Porque o Rock Lee não conseguiu vencer o Gaara