A luta entre o Rock Lee e o Gaara do deserto na primeira fase dos exames Chunin, em Naruto clássico é considerada até hoje, uma das melhores lutas de todo o anime. E hoje vamos explicar porque o Rock Lee não conseguiu vencer o Gaara.

O embate que mostrou a ferocidade do furacão da folha levando o jinchuriki da areia a atingir seus limites marcou uma geração.

No entanto, apesar de muitas pessoas torcerem pela vitória de Rock Lee – por muito pouco – Gaara do Deserto foi quem levou a melhor nessa luta.

E a pergunta que não quer calar é…

Por que o Rock Lee não conseguiu vencer o Gaara se este, já estava em seu limite?

Uma das coisas mais impressionantes dessa luta é ver o Rock Lee, um ninja que não domina nenhum ninjutsu quebrar a defesa absoluta de Garra literalmente no soco. Feito que impressionou até os irmãos do Jinchuuriki, Temari e Kankuro (que até então morriam de medo do irmão perder o controle de sua besta de cauda).

Mas se o Rock Lee levou a melhor durante boa parte da luta, porque não conseguiu vencer?

O grande inimigo do Rock Lee nessa luta não foi o Gaara, mas sim ele mesmo. Isso mesmo que você leu.

Apesar de estar levando a melhor, Rock Lee cometeu um erro crucial para quem abre os oito portões durante uma luta que foi demorar demais para derrotar Gaara.

Isso porque, ao utilizar essa técnica proibida, o usuário fica enfraquecido rapidamente ao ponto de não conseguir se mover por utilizar todas as forças. Tanto que após sua derrota, Rock Lee quase não conseguiu se recuperar.

Também não podemos tirar o mérito do Gaara que com sua defesa absoluta conseguiu ganhar tempo. Fazendo com que Lee chegasse também ao seu limite.

A abertura dos Oito Portões

Para entender os severos danos que a abertura dos oito portões faz em seu usuário, vamos conhecer cada um deles e como se comportam:

rock lee e a abertura dos Oito Portões
  • 1° portão (Portão da Abertura) – libera a limitação do corpo e da mente. Forçando assim, os músculos irem além do limite em curto espaço de tempo. Da mesma forma como acontece com a liberação de adrenalina em grande quantidade na corrente sanguínea.
  • 2° portão (Portão da Cura) – com a liberação do primeiro portão, é possível enganar a mente. Fazendo com que o usuário tenha uma sensação de descanso, o que facilita a recuperação de estamina, mesmo o corpo tendo sofrido danos severos.
  • 3° portão (Portão da Vida) – garante ao usuário força e velocidade além dos limites possíveis. Por causa da abertura dos dois primeiros portões, permite a utilização da lótus invertida causando grande tensão nos músculos.
  • 4° portão (Portão da Dor) – eleva a velocidade e permite a regeneração das fibras musculares.
  • 5° portão (Portão do Limite) – aumenta a força do ninja às custas dos músculos e ossos.

NOTA: Neste ponto, Rock Lee já estava sentindo uma quantidade tão absurda de dor, que não conseguiria mais continuar lutando.

  • 6° portão (Portão da Visão) – esse portão libera uma quantidade enorme de energia que pode causar em corpos d’água um vórtice em torno do usuário.
  • 7° portão (Portão da Maravilha) – emprestando mais força e velocidade ao usuário, a abertura desse portão possibilita a realização de uma técnica chamada Tigre Diurno. Nesse estágio, o usuário começa expelir um suor verde brilhante – que no anime é azul – que rapidamente evapora criando uma aura em volta do usuário que pode facilmente ser confundida com um manto de chakra.
  • 8° portão (Portão da Morte) – a abertura desse portão usa toda a energia do corpo, fazendo o coração bombear em toda sua potência e garante ao usuário um poder igual ou maior aos do cinco kages, às custas da vida do ninja que o abre.

Uma questão de roteiro

Uma outra questão que fez com que Lee perdesse foi pura e simplesmente por conta do roteiro. Já que no momento dos exames Chunin, Orochimaru arquitetava por debaixo dos panos, com a ajuda da Aldeia da Areia, a invasão e destruição iminente da vila da folha.

Para isso, era fundamental que Gaara passasse para a segunda fase dos exames Chunin e desse continuidade aos planos de um dos três sannins lendários.

Agora me conta aqui nos comentários, para quem você estava torcendo nessa luta?

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

Deixe um comentário