Sandman era uma das séries mais aguardadas da Netlifx em 2022 por adaptar uma das obras literárias mais revolucionárias de sua época. As HQ’s criadas por Neil Gaiman são sucesso no mundo inteiro e retratam temas importantes e polêmicos da nossa sociedade.

Porém, como nem tudo que reluz é ouro, a estreia de Sandman não está performando como a gigante do streaming gostaria e nós reunimos alguns motivos que tornam a série ruim.

Assista à crítica de Sandman no Youtube

Caso você prefira assistir esta crítica, dê play no vídeo abaixo:

+Leia também: Neil Gaiman explica por que Sandman demorou tanto para ser adaptado.

Caso prefira ler, continue por aqui mesmo.

6 motivos que tornam Sandman uma série ruim

O frisson para assistir Sandman estava enorme, por isso a decepção de alguns espectadores tem a mesma proporção. Apesar de ter histórias excelentes, a série live-action de Sandman, adaptada pela Netflix não convence e chega até a irritar em alguns pontos por tanta falta de aprofundamento e um desleixo na produção.

Confira agora os motivos que mais me incomodaram na série e que a Netflix poderia melhorar em uma segunda temporada:

1. Efeitos especiais de quinta categoria e cenas de baixa qualidade

Efeitos especiais de quinta categoria e cenas de baixa qualidade

Todo mundo estava tão preocupado com o CGI de péssima qualidade de She-Hulk, que esqueceram de reparar que a Netflix não faz um trabalho melhor do que a Marvel.

Com uma qualidade e efeitos especiais questionáveis, o primeiro ponto que incomoda visualmente o telespectador é o fato de as cenas de Sandman serem super escuras e mal dar para distinguir pessoas, objetos, silhuetas, em algumas ocasiões.

Parece que a série inteira foi gravada com a câmera frontal de um celular de baixa qualidade.

2. Pouca construção nos diálogos

A primeira temporada de Sandman se apressa em nos apresentar diversas histórias diferentes – afinal, foram adaptados os primeiros 16 volumes das HQs – mas se esquece de se aprofundar no roteiro e deixa muitas pontas soltas para os telespectadores juntarem.

Um exemplo disso é quando Sandman finalmente consegue escapar de seu aprisionamento e um tempo depois encontra sua irmã, a Morte. Nesse momento, Sandman tenta alertá-la de que ela quem deveria ter sido capturada no lugar dele. E ela responde com um simples “Eu sei“.

Sendo que minutos antes ela estava dando um sermão nele sobre ele não ter dado notícias e ela estar muito preocupada com ele.

A sensação que dá é que os diálogos foram escritos às pressas e nem sequer chegaram a ser revisados. E deixam grandes buracos no roteiro da série.

3. A personalidade conflitante de Sandman é irritante

Sandman é extremamente arrogante e contraditório. Ao mesmo tempo em que ele dá um sermão em todos à sua volta sobre como os Perpétuos foram criados para servir à humanidade, ele é completamente arrogante com seus servos e irmãos. Se achando melhor do que todos que são subordinados dele.

Falta carisma no personagem para convencer de que essa é uma personalidade aceitável (e em transformação) – como no caso de Damon Salvatore, que foi de um completo canalha, para um cara que era amado por todos, mesmo sendo um completo canalha.

4. Contradição é sobrenome de Sandman

Outra ponta solta no filme (história que foi mal construída) é o fato de Sandman dizer à série toda que os Perpétuos foram criados para servir à humanidade e não ao contrário. E de que eles não poderiam interferir no muno e nem nas escolhas dos humanos.

Entretanto, ao ter seu ego ferido por um humano arrogante, tanto Sandman, quanto a Morte decidem abrir uma exceção e conceder vida eterna ao Hob. Um camponês metido a fortão que estava gritando aos quatro ventos que a morte é para os fracos.

A gente não percebe uma evolução no personagem. Sempre com o mesmo roteiro/diálogo enfadonho de que “eu amo viver, mesmo vivendo na miséria“. Ah, meu filho, por favor né!

Além disso, em um dos encontros de Sandman com Hob, vemos o Senhor dos Sonhos se interessar por um jovem dramaturgo que era bem ruim (e que depois se tornou William Shakespeare), ou seja, O CARA ESTÁ SEMPRE SE METENDO EM ASSUNTOS HUMANOS. Concedendo desejos ao seu bel prazer.

Por isso, acredito que falte carisma e consistência na construção do personagem.

5. O ritmo dos episódios é imprevisível

Em Sandman você não sabe se vai ter um episódio super eletrizante ou um episódio totalmente monótono. E isso incomoda um pouco. Nos primeiros episódios, temos um cheio de ação (o que conhecemos a descendente de Constantine) e logo em seguida, temos um episódio totalmente parado, o que o John consegue sair do hospital. (deixando toda agitação para o fim do episódio, se você conseguir chegar até lá).

6. Pouca conexão emocional com os atores

A Netflix fica tão preocupada com números e algoritmos que parece se esquecer de fazer o básico: escalar bons atores e construir um roteiro decente para suas séries. Por isso, é composta de uma sucessão de cancelamentos. E Sandman não foge à regra.

Sobre o elenco, duas atuações incomodam mais: a do próprio Sandman, interpretado pelo ator Tom Sturridge, que mal abre a boca para falar. Fica com a mesma expressão a série inteira.

E a do vórtice dos sonhos, Rose Walker, interpretada pela atriz Kyo Ra. Que não consegue esboçar uma emoção mais forte – apenas caras e bocas.

Eu esperava reações mais viscerais de uma pessoa considerada como vórtice, mas a menina não consegue nem chorar. Nem quando se separar do irmão, nem quando fala da mãe morta, nem quando perde a bisavó que acabou de conhecer. Ou seja, assim fica difícil defender.

Esses foram os 6 motivos pelos quais considerei Sandman uma série ruim.

Agora me conta aqui nos comentários o que você achou da série e se concorda ou não com o que foi apontado aqui neste artigo. Vamos conversar!

Siga-nos no Google Notícias para ficar por dentro de todas as novidades da sua série favorita.

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

1 comentário

  1. Concordo completamente com você. A série é fraca e além dos pontos que você citou, tem muitos mais. Um que me incomodou demais foi o “duelo” entre o Sandman e Lúcifer… pensa num negócio fraco, sem carisma…
    Enfim… maratonei esperando que ia virar algo diferente, mas cheguei no último capítulo com cara de ué e sem nenhuma vontade de saber o que acontece depois…

Deixe um comentário