Você sabe qual a diferença entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas? Ao contrário do que muitos acreditam Star Trek NÃO É uma cópia barata de Star Wars, muito pelo contrário. As aventuras do Sr. Spock começaram muito antes da de Luke Skywalker, mais especificamente uns 11 anos antes.

E para que não haja mais dúvidas, vamos listar as principais diferenças entre as duas obras, dá só uma olhada:

Quais as diferenças entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas?

Obviamente a principal diferença entre Guerra nas Estrelas e Jornadas nas Estrelas, para além do nome é que as produções fazem parte de franquias diferentes. Enquanto um começou sendo uma série (Star Trek), o outro já iniciou carreira direto nas telonas (Star Wars).

Jornada nas Estrelas foi lançado em Setembro de 1966, já o primeiro filme de Guerra nas Estrelas seria lançado apenas em 1977.

Além disso, enquanto um fala literalmente sobre uma guerra, o outro aborda a exploração do espaço e outras dimensões.

E são essas e outras diferenças que vamos abordar neste artigo para te ajudar a entender definitivamente a diferença entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas.

1. Estilos diferentes e tempos diferentes

Uma das principais diferenças entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas é que as produções são estilos de narrativa completamente diferentes. Star Trek é ficção científica e Star Wars é fantasia.

Apesar de Star Trek se passar no futuro e buscar explorar novos mundos, não tem nada na franquia que seja “impossível“, afinal hoje já é possível encontrar estudos que falem sobre a busca de novos mundos e novas formas de vida.

Star Wars, além de se passar no passado, é uma fantasia, que explora os limites do bem e do mal e nos apresenta uma disputa política e a tentativa de um vilão tirânico em criar um império e comandar essa galáxia e a luta de um grupo (que representa o bem) por um governo democrático.

2. Fama

É inegável que a franquia Guerra nas Estrelas tenha uma legião de fãs, não à toa, o dia 4 de Maio foi reconhecido como o Star Wars Day, apesar de Jornada nas Estrelas ter sido lançada primeiro, foi a franquia de George Lucas que abriu as portas para esse “estilo” de filme nas telonas. Além disso, Guerra nas Estrelas: O Despertar da Força bateu todos os recordes de bilheteria em estreia de todos os tempos.

Mas isso não tira o mérito dos fãs de Star Trek terem conseguido influenciar a N.A.S.A a colocar o nome de sua primeira nave espacial de “Enterprise“, em uma clara homenagem à Star Trek.

3. As naves

A USS Entreprise e um Star Destroyer

Há quem diga que a Enterprise é praticamente idêntica à Millenium Falcon, porém existem algumas diferenças importantes entre as duas naves.

Enquanto a Millenium Falcon demanda apenas um piloto e um co-piloto, na Enterprise parece que é necessário um tripulante para cada função, ou seja, ela demanda mais mão de obra operária. Algumas das funções necessárias para o bom funcionamento da Enterprise é:

  • Ligar os piscas;
  • Olhar pelos espelhos;
  • Verificar o nível do óleo;
  • Cuidar do ar condicionado;
  • Manter o rádio sintonizado;
  • Além de um batalhão de engenheiros que habitam a parte inferior da nave.

4. Os ETs

Foto: Reprodução / O Observador

Uma das principais diferenças entre as duas franquias é na forma como os ET’s são apresentados ao público.

Enquanto em Jornada nas Estrelas, eles parecem compartilhar uma característica comum: uma enorme cabeçorra disforme.

Em Guerra nas Estrelas somos apresentados a variados tipos de ET’s, tais como: o pequeno e sábio Yoda, o enorme e gelatinoso Jabba, e o peludo Chewbaca. Além da forma física dos ETs de Guerra nas Estrelas serem diferenciadas, as formas de falar, se comportar, virtudes e limitações também são.

5. As armas

Foto: Reprodução / O Observador

Até as armas de Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas são diferentes:

Em Star Trek era utilizada uma arma chamada phaser, que basicamente era uma “pistolinha” que atirava um laser mortal.

Já os sabres de luz se tornaram item de colecionador por seu design arrojado, as luzes brilhantes e a dramaticidade que traz às cenas de luta.

6. Personagens Femininas

O universo de ambas as produções é muito masculino. Entretanto, existe uma ou outra personagem feminina nas produções. Em Stra Trek temos as senhorinhas andróginas, vestidas com um uniforme unissex da Frota Estelar, que possuíam uma ou duas falas por episódio. Já em Star Wars, temos Carrie Fisher, que foi acorrentada de biquíni a Jabba the Hutt.

Apesar de serem bem semelhantes nesse quesito (indo de um estereótipo a outro) tem uma coisa que diferencia as duas obras.

Durante as regravações e novas produções, Star Wars manteve mais ou menos a mesma linha para a personagem, enquanto Star Trek resolveu “inovar” e garantir um uniforme de saia para as personagens femininas da franquia.

7. Caracterização

Foto: Reprodução / O Observador

Outra diferença entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas é a caracterização dos personagens. Já falamos sobre isso mais acima, mas vale repetir.

Enquanto Star Trek “padronizava” seus personagens. Enfiando neles “pijamas” parecidos com roupas de mergulho, tingidos com as cores primárias. Star Wars permitia que seus personagens tivessem uma caracterização muito mais elaborada.

8. Enredo

Outro fator importante que diferencia Guerra nas Estrelas de Jornada nas Estrelas é o enredo em si que se apresenta na história.

Star Trek acaba sendo uma aventura com plots fechados, ou seja, situações que começam e são encerradas no período de 50 minutos (o tempo de duração de cada episódio).

Enquanto Star Wars tem toda uma história por trás que envolve drama, a abordagem do tema da república, o restabelecimento do equilíbrio dos poderes, a predestinação dos cavaleiros Jedis, o misticismo da força, encerrando com a luta entre o bem e o mal.

Em um comparativo, faltarem Star Trek o que sobra em Star Wars: o sentido da vida, lutar por aquilo que se acredita, a razão pela qual acordamos todos os dias…

Agora que você já sabe qual a diferença entre Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas, me conta nos comentários o que acha das duas obras.

Aproveite também para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

1 comentário

Deixe um comentário