Quando comecei a assistir Arcane, acredito que assim como você, automaticamente odiei o Silco. Apesar de não ter entendido muito bem a briga dele com o Vanger no início, ele emanava energia de personagem que viria a se tornar um grande vilão. Ao terminar a série, eu não consegui ignorar o relacionamento de Jinx e Silco e isso me deixou muito desconfortável. Continue lendo para entender o porquê.

Não demorou muito para minhas suspeitas se confirmarem e na primeira oportunidade que teve, Silco armou um golpe contra seu irmão e para a infelicidade geral da nação saiu vitorioso.

Entretanto, Silco esbarrou com um percalço que não estava esperando: uma Powder assustada e sozinha no meio de todo aquele horror.

Seu primeiro instinto foi eliminá-la, seu plano não permitia falhas, mas por uma fração de segundos ele repensou e voltou atrás em sua decisão inicial. Ao invés de destruí-la, ele decide criá-la como se fosse sua filha. Acabando assim com duas solidões de uma vez só.

Com o tempo, além de ser sua companhia, Powder – que agora atendia pela alcunha de Jinx, como uma alusão à má sorte que ela atraia – se mostrou muito útil. Desenvolvendo poderosas armas letais, carregadas de cintila que seriam fundamentais na concretização dos planos de Silco.

O relacionamento disfuncional de Jinx e Silco

Quando mostram as primeiras interações de Jinx e Silco eu fiquei com meus dois pés atrás. Estava com medo de como aquela história ia se desenrolar. E não ia nenhum pouco com a cara do Silco.

Ver a Jinx sentada no colo dele, sempre tão próxima, me causou certo desconforto. Porém, para meu alívio, as aproximações pararam por aí. E o que pudemos observar foi uma relação de extrema co-dependência.

Por que não consigo odiar o relacionamento da Jinx com o Silco?

Apesar de ter todos os motivos do mundo para odiar o Silco, eu entendo o carinho que a Jinx sente por ele.

  • Ela estava sozinha;
  • Totalmente fragilizada;
  • Tinha acabado de fazer uma grande besteira;
  • Foi humilhada pela irmã;
  • E não vamos esquecer que ela era só uma criança.
quando powder é adotada por silco

Nesse momento de luto, dor, culpa e sofrimento profundos, ela se viu sem chão. Totalmente desamparada, tinha acabado de decepcionar a pessoa que ela mais amava no mundo e tinha cometido – mesmo que sem querer – vários assassinatos. Então o Silco aparece, de braços abertos com a intenção de amá-la incondicionalmente e aceitá-la exatamente como ela é, em toda sua loucura.

Ele mentiu pra ela? Sim. 

Isso foi legal? Não.

Mas mesmo sendo o grande vilão da história, ele nunca pensou em entregá-la quando Piltover pede a cabeça dela depois do incidente na ponte.

Silco resgantando Jinx do incêndio na ponta depois da luta com ekko

E isso não teve nada a ver com a construção da arma. Claro que ele tinha interesses, mas acima de tudo ele acreditava que ela era capaz e a amava do jeito que ela era. Esse amor aflito que ele sente por ela, fica visível quando ele exige ao médico que ela viva, ele não dá outra opção ao médico se não salvá-la!

A cena final cortou meu coração quando dividida entre seu “pai emprestado” e sua tão amada irmã, Jinx mais uma vez comete um ato impensado, em um momento de loucura que resulta em uma tragédia e Silco diz exatamente a única coisa que ela precisava ouvir todo esse tempo. Que ela é perfeita.

O que acontece com silco no final de arcane?

Eu sei que Vi também ama a irmã e que em nenhum momento desistiu dela, tanto que mesmo quando Caitlyn faz questão de repetir que a Jinx é louca e não é mais a irmãzinha que ela deixou pra trás, ela continua insistindo em voltar para a Subferia em busca da sua irmã perdida. Entretanto, até as pessoas que mais te amam são capazes de te machucar de maneiras irreparáveis.

E quando a Vi disse, aquelas palavras cortantes em um momento tão delicado, ali se quebrou qualquer laço fraternal eterno que elas poderiam ter. Naquele momento, eram apenas duas irmãs, profundamente machucadas, que não se reconheciam mais.

E foi nesse buraco que o Silco fez morada e ganhou espaço na mente e no coração de Jinx. Por mais disfuncional que esse relacionamento fosse, eles se combinavam na loucura e na solidão.

Arcane é uma série da Netflix, produzida pela Riot Games, lançada em 2021 e inspirada no famoso jogo do gênero batalha, League of Legends, também conhecido como LOL. A primeira temporada da série traz como protagonistas os principais campeões do jogo e narra a história e rivalidade entre duas irmãs: Jinx e Vi.

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

4 comentários

  1. Pingback: Arcane na Netflix: tudo o que você precisa saber antes de assistir a série

  2. Verdade, muito interessante, mesmo o Silco sendo o vilão e a gente odiar ele, a relação deles é algo que cativa a gente de uma forma muito única. Claro que a Jinx era útil pra ele, mas realmente parece um laço paterno e sincero.

    Será que ele não teria mesmo entregado ela? Difícil responder, porque estava em jogo o sonho dele também, mas o enredo e a conexão entre eles nos levam a acreditar que não. E é incrível como a série mostra que mesmo heróis ou vilões, todos acertamos, erramos e amamos… No final somos todos humanos.

    Obrigado pelo conteúdo, muito legal para dar mais uma refletida sobre essa animação incrível!

  3. Sobre os toques da Jinx: Jinx costuma tocar nas pessoas para validar que elas não são ilusões da cabeça dela (que ela costuma ter)

    Ela se aproxima muito do Silco porque não vê maldade nisso, ela vê ele praticamente como um pai pra ela.

Deixe um comentário