Gente, parece que foi ontem, mas o lançamento do primeiro filme de Harry Potter e a Pedra Filosofal já tem mais de 20 anos. Para ser mais exato, em 2022 completa 21 anos. Somente esse primeiro filme foi responsável por arrecadar mais de US$ 1 bilhão ao redor do mundo.
Para deixar você por dentro de tudo o que aconteceu durante as gravações, conheça 20 curiosidades sobre os filmes e seus personagens.
Se bater aquela vontade de assistir novamente os filmes do Harry Potter? Eles estão disponíveis na plataforma HBO Max.
1 – Hogwarts
Os filmes A Pedra Filosofal e a Câmara Secreta, por conta do orçamento inicial, teve algumas gravações em locações reais. A equipe precisou economizar na construção de cenários e a alternativa foi aproveitar os lugares que parecessem com Hogwarts para gravar. Algumas das áreas escolhidas foram o Castelo de Alnwick, a Universidade de Oxford e a Catedral de Durham.
2 – Multicâmeras
Gravar com crianças pode não ser uma tarefa tão fácil como se pensa. Gravar com crianças que estavam atuando pela primeira vez é um pouco mais complicado. O diretor Chris Columbus conta uma passagem que viveu no início das gravações.
Segundo Columbus, na filmagem da cena da primeira aula de voo com vassoura, após ele ter dito ‘ação’ o elenco continuou parado sem saber o que fazer. Ele teve que explicar às crianças que, quando ouvissem a palavra ‘ação’, precisavam começar a atuar. E, para compensar a inexperiência do elenco, optou por gravar com várias câmeras com o objetivo de não perder nenhuma cena. Este é um dos motivos que é possível perceber vários cortes na edição do filme e a alternância de close entre os atores.
3 – Gravações
Não é segredo para ninguém que um filme não é gravado totalmente na ordem cronológica. A sequência das filmagens depende de vários fatores como tempo, disponibilidade de estúdio e da escalação de atores. Todo o trabalho é feito pensando na otimização. Tanto que a primeira cena gravada de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi a última exibida no longa: quando Hagrid se despede do bruxo na plataforma do Expresso de Hogwarts.
4 – Fã no set
Mesmo antes de fazer os testes para participar do filme, Daniel Radcliffe revelou que já conhecida os livros de Harry Potter. Daniel contou que o seu pai tinha lido as duas primeiras edições para ele.
5 – Os olhos da mamãe
Após o lançamento do filme, a cor dos olhos de Harry Potter foi um dos assuntos mais comentados – e criticados – pelos fãs. O motivo é que nos livros os olhos do bruxo são verdes e não azuis. O tópico só ganhou repercussão porque na obra, quando alguém conhecia Harry e que tinha convivido com sua mãe, sempre falava: você tem os olhos parecidos com os de sua mãe.
Até houve a tentativa para que Daniel Radcliffe usasse lentes de contato, mas o ator não se adaptou a elas. Ele teve uma reação alérgica e os produtores decidiram manter os olhos azuis de Radcliffe.
6 – Hermione
Para que a personagem ficasse o mais próximo possível da descrição do livro, foi preciso fazer algumas adaptações na figura de Hermione, interpretada pela atriz Emma Watson. Na obra, ela tem os dentes projetados para a frente, então foi preparada uma prótese dentária para ela.
Emma as usou apenas nas primeiras cenas, mas o visual nas telas não agradou e o diretor Chris Colombus optou por não utilizar o acessório. O problema é que algumas cenas já tinham sido gravadas. Financeiramente falando, não era viável refazer as filmagens. Então, a solução encontrada foi acionar a equipe de efeitos visuais para que eles reduzissem o tamanho da prótese. E o trabalho foi super bem-feito, já que os dentes falsos ficaram parecidos com os da atriz.
7 – J.K Rowling
A autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowling, foi convidada para participar das gravações. Ela faria a personagem de Lily Potter, mãe de Harry, nas cenas do espelho de Ojesed. Mas, ela recusou o papel.
8 – Química
Ainda em período de teste Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson mostraram uma ligação muito boa entre eles. E, mesmo sem a decisão de que estariam no projeto, a direção já percebia que essa química seria muito promissora entre os três.
9 – Oscar
Os filmes Harry Potter foram indicados ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Figurino e Trilha Sonora. Mesmo com grande sucesso de público e de crítica, não conquistou nenhuma estatueta.
10 – Inglaterra
Quem não lembra dos corredores de Hogwarts? As cenas que impressionaram os fãs foram gravadas na Inglaterra, na Catedral de Gloucester.
11 – Direção
O nome de Steve Spielberg foi sugerido para dirigir o filme, mas divergências entre Spielberg e autora J.K. Rowling sobre o elenco levou o diretor a dizer ‘não’ para o projeto.
12 – Períodos de gravações
O elenco infantil gravava nove horas por dia. Para que os estudos não ficassem comprometidos, eles tinham aulas nos sets.
13 – Harry Potter e as Relíquias da Morte
Harry Potter e as Relíquias da Morte teve o seu conteúdo dividido em dois filmes, que foram gravados ao mesmo tempo. A primeira parte teve seu lançamento em novembro de 2010, já a segunda parte foi em julho de 2011. A divisão aconteceu para que histórias importantes do livro não fossem deixados de fora.
14 – Acidente de trabalho
O dublê de Daniel Radcliffe, David Holmes, sofreu um acidente durante as filmagens. Na cena, Holmes caía no chão após uma explosão. Ele teve uma séria contusão nas costas.
15 – Renovação de contrato
Os atores Jammie Waylett e Joshua Herdman não aceitam fazer a continuação do filme. Eles viviam os personagens Vincent Crabbe e Gregory Goyle, respectivamente. A solução encontrada foi matá-los e assim retirar os dois do roteiro.
16 – Incorporado ao elenco
No filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, Griphook foi interpretado e dublado por pessoas diferentes. O ator Verne Troyer deu vida ao personagem e Warwick Davis, a voz. Nos próximos episódios, Davis assumiu o personagem por completo, com voz e corpo.
17 – Mudança de planos
A atriz Helen McCrory foi a pessoa escolhida para viver a personagem Bellatrix Lestrange, mas teve que desistir após descobrir que estava grávida.
18 – Jogo de Xadrez
Chris Columbus já revelou que a sua cena preferida em Harry Potter e a Pedra Filosofal é o jogo de xadrez bruxo. Columbus queria que as jogadas fossem realizadas da maneira mais tradicional possível. As 32 peças utilizadas na cena foram esculpidas em tamanho real, algumas chegaram a ter 3,6 metros de altura.
Controladas por rádio, as peças realmente se moviam no tabuleiro, lutavam e explodiam quando necessário. Preocupado com a segurança do elenco infantil, a direção abriu mão de explosivos dentro das peças e optou por ar comprimido, controlando assim o impacto das explosões.
19 – Rowling tem seu preferido
Depois de escrever sobre um mundo cheio de bruxos e feiticeiros, J.K. Rowling contou que Dumbledore é o seu personagem favorito. A revelação aconteceu após ser perguntada por uma fã sobre o assunto.
20 – Criação dos Dementadores
Em entrevista à apresentadora Oprah, J.K. Rowling contou que teve depressão após a morte de sua mãe em 1990. Por isso, decidiu criar os Dementadores, monstros que se alimentam de emoções humanas, que trazem a ausência de sentimento.