Conseguir empreender é o sonho de muitas pessoas que não querem mais trabalhar para terceiros e desejam ser seus próprios chefes. A questão é que isso não é algo tão simples e exige uma série de cuidados, sobretudo no início do negócio.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, leia este texto até o fim e saiba as principais informações para empreender com segurança e conseguir ter sucesso.

Como funcionar a arte de empreender?

Apesar de a ideia de empreender parecer ser bonita e estimulante na teoria, a verdade é que é um ato bastante desafiador, que requer conhecimento e desenvoltura para lidar com as adversidades que são encontradas no caminho.

Ter um negócio próprio é praticamente uma arte onde é preciso reunir conhecimentos, adquirir experiência, observar o mercado e agir com decisão e inteligência.

Para isso, é necessário que você conheça sobre diversas áreas de uma corporação, como por exemplo: Compras, Contabilidade, Vendas, Marketing, etc… 

Mas, não pense que empreender é uma prática excludente, pelo contrário, qualquer pessoa pode dar os primeiros passos em direção ao sucesso no mundo dos negócios, basta ter vontade, recursos iniciais e saber que caminho trilhar. Confira a seguir como fazer isso.

Por onde começar a empreender?

É muito normal ter vontade de empreender, mas não saber por onde começar. De uma maneira simples, o mais importante nessas horas é:

  • Definir qual vai ser seu negócio;
  • Entender o mercado onde irá entrar;
  • Planejar tudo antes de agir;
  • Promover a formalização da empresa;
  • Buscar conhecimento especializado;
  • Investir na divulgação da marca.
  • Encontrar fornecedores e parcerias; 
  • Prospectar clientes

Esses passos são boas práticas para quem está interessado no mundo do empreendedorismo e não tem noção do que fazer no início. Para isso, há algumas ferramentas que podem facilitar seu processo. Por exemplo, com uma lista de empresas você pode fazer facilmente uma lista de fornecedores e de clientes, basta selecionar os filtros certos. 

5 Dicas para quem quer começar a empreender!

Visto a importância de organizar bem as ideias antes de começar a empreender, reunimos cinco dicas bem diretas do que é necessário fazer para enveredar de vez nesse mundo e alcançar bons resultados. Confira abaixo o que você precisa:

Ideia bem definida

Isso parece óbvio, mas precisa ser enfatizado: é fundamental ter uma boa ideia e que ela esteja o mais bem definida possível. Não comece a empreender se você não tem certeza do que quer enquanto negócio. Saiba exatamente a qual segmento quer pertencer (o que irá vender ou que serviço será oferecido). 

Uma boa prática aqui é observar as empresas que existem no mercado, que têm a ideia parecida com a sua. Busque perceber o que esses negócios possuem que os fazem ser bem sucedidos, que ações são usadas.

Atente também para o que eles não oferecem, pois aí está a sua maior oportunidade (ofereça aos clientes o que os outros não dão).

Entenda o mercado e o cliente

Outra coisa imprescindível para empreender com segurança é conhecer o mercado, a demanda e os clientes em potencial antes de dar início às atividades da empresa. Porque, as estratégias vão diferenciar se você estiver fazendo um dropshipping ou estiver abrindo uma loja física. Portanto, defina seus meios e objetivos e parta para cima!

Observe se o seu negócio se encaixa na realidade do mercado. Fazer perguntas como “Alguém compraria meu produto?”, “Quem compraria?” e “Qual o perfil do cliente em potencial da minha empresa?”, podem ajudar muito nessa hora.

Formalização

Uma coisa muitas vezes negligenciada por quem quer ser empreendedor é a formalização da empresa. Inscrever o seu negócio como MEI é uma boa opção (mas apenas para quem possui ganhos de até R$ 81 mil).

Esse passo pode ser fundamental para não haver problemas fiscais no futuro. Na dúvida, entre no site do Sebrae e entenda melhor como isso funciona e sua importância. Outras modalidades de negócio também podem ser usadas, como ME ou EPP.

Tenha um plano

Estabelecer um plano de negócios antes de começar a empreender também é algo muito importante. A ideia aqui é fazer um levantamento, na forma de documento, de tudo que foi dito acima, desde a ideia de negócio até o detalhamento do que será gasto/investido. Esse plano tem que ter:

  • Análise do mercado;
  • Descrição do serviço oferecido;
  • Modelo de negócio que será usado;
  • Nome da empresa e área de atuação;
  • Plano financeiro.

Para empreender com segurança, todos esses pontos precisam ser respondidos com clareza. Não comece seu negócio se ainda houver imprecisões ou mesmo ausência dessas informações.

Se especialize

Buscar conhecimento é algo que não pode deixar de ser citado aqui. Para empreender com qualidade e obter bons resultados, ter conhecimento sobre o que faz é um passo muito relevante.

A ideia é mesmo se tornar um especialista na sua área, e para isso, estude tudo o que puder sobre empreendedorismo, os produtos que irá vender, sobre marketing e, se possível, também a respeito de contabilidade.

Como visto, empreender é uma atividade que requer muito empenho de quem dá os primeiros passos. Mas, não precisa desanimar, pelo contrário, use as informações passadas neste texto e coloque sua ideia em prática com mais segurança e consciência. Com certeza você tem tudo para fazer sucesso. Boa sorte!

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.

Deixe um comentário