A maior parte dos designers já deve estar acostumado com as landing pages e com o que elas significam para a maioria das marcas e empresas. No entanto, é muito comum que não consigam pensar em práticas para otimizar ainda mais o seu trabalho.
Pensando nisso, este artigo reúne algumas das principais práticas de design para fortalecer o desejo dos visitantes e deixá-los interessados no que a sua marca tem a oferecer.
Planejamento como aliado direto do design
O planejamento é uma das melhores práticas que você pode acrescentar à sua rotina de designer. É por meio dele que o projeto poderá se tornar algo bem estruturado e que atenda diretamente às expectativas do cliente. O design é o ponto de partida para o reconhecimento de uma marca ou de um produto em específico.
No entanto, antes de colocar todo esse conceito em prática, há algumas coisas que precisam ser aprendidas para melhorar a qualidade de resposta das campanhas de marketing. Confira, abaixo, quais são elas:
- Qual seria o principal objetivo da campanha?
- Qual o conteúdo a ser oferecido para os clientes?
- Como os usuários poderão ter acesso à landing page?
- Qual é o público-alvo da landing page criada?
- Quais são os próximos passos após o visitante preencher o seu formulário?
- Quais as métricas necessárias para que a performance da landing page seja acompanhada?
- Qual será o CTA utilizado para atrair a atenção dos visitantes?
Após ter em mente a resposta para todas essas perguntas, finalmente será possível desenvolver um design que encare a proposta do projeto. Definir os objetivos, da maneira mais clara, será o primeiro passo para alcançar uma landing page coerente e que faça sucesso.
Landing page e as melhores práticas de design
Conheça, agora, quais são as melhores práticas de design para uma boa landing page ao levar em consideração o planejamento e os pontos que foram levantados anteriormente neste artigo.
Prototipação de baixa fidelidade
A utilização da prototipação de baixa fidelidade pode ser uma estratégia a se levar em consideração quando o assunto é landing page. Por meio desta técnica, especialmente no UX Design, é possível encontrar um caminho para realizar a validação de uma ideia em sua forma mais simples, manual e rápida.
É muito comum, até mesmo, que a técnica seja utilizada com o intuito de realizar uma série de alterações e correções antes que a página final de uma página seja criada e levada ao ar. Então, em um papel, o designer deverá desenhar um layout e fazer a inclusão, de uma maneira geral, de quais serão as funcionalidades de cada elemento dentro da página.
O esquema de prototipagem de baixa fidelidade apresenta uma característica central: os poucos detalhes utilizados em sua concepção. Aliado a isso, ainda há a questão de uma apresentação visual daquilo que se deseja desenvolver, visando oferecer um panorama geral de como o projeto será levado dali em diante.
As cores e a unidade visual lado a lado
Todo designer deve saber que as cores e o visual influenciam diretamente nas decisões dos clientes, especialmente quando o assunto é produto do ramo alimentício. O ideal é que cores fortes e vibrantes sejam utilizadas para chamar a atenção como, por exemplo, o laranja, o azul ou o verde.
Então, ao optar por uma dessas cores, é importante introduzi-la no botão de Call to Action, fazendo com que o foco do visitante não seja desviado daquele ponto em específico, que é extremamente necessário para converter leads em clientes com alto potencial de compra. No entanto, utilizar o bom senso ainda é válido para não exagerar.
Uma outra estratégia que também está associada às cores é a sua utilização para que haja a constituição de uma unidade visual. A partir desse ponto, se a empresa optou por cores específicas para lhe representar, é indispensável que essas cores estejam presentes na landing page para fixar uma imagem na mente do visitante.
Copywriting para melhorar a sua landing page
Ainda na área de design, mas que agora envolve uma boa quantidade de texto, as técnicas de copywriting podem ser excelentes para manter o foco dos visitantes da página e, ainda por cima, permitir que eles sejam persuadidos a fazer exatamente o que o botão de comando tem a solicitar.
É importante que não apenas o título da página esteja em destaque. O subtítulo também precisa ser pensado com calma, visando oferecer um apoio para criar landing page sob um panorama geral. Associar uma boa linguagem persuasiva com os elementos visuais corretos pode fazer um grande sucesso.
Para destacar, as técnicas de copy são utilizadas com o intuito de convencer o leitor a chegar em um determinado ponto, seja preencher um formulário ou, até mesmo, finalizar a compra de um produto ou a assinatura de um serviço. Por isso, a presença de um bom profissional é indispensável.
Depoimentos como aliados fundamentais
É muito comum que as pessoas fiquem ainda mais estimuladas a comprarem quando se deparam com algum tipo de recomendação. Por isso, ao criar uma landing page, é indispensável fornecer alguns depoimentos para convencer o visitante, ainda mais, a adquirir o que é oferecido naquele ambiente.
Esta é uma forma muito comum de transmitir credibilidade e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão sem precisar de grandes investimentos.
Personalização e praticidade
Atualmente, a landing page no Canva tem sido uma das ferramentas mais buscadas por causa da personalização que pode ser oferecida tanto para o designer quanto para os visitantes de uma página. Por isso, o ideal é focar nesta prática para melhorar a qualidade da taxa de conversão.
O ideal é que o cliente se sinta único e especial ao acessar uma determinada página na web, seja com o seu nome aparente no topo do site ou com escolhas personalizadas de acordo com seus gostos pessoais.
Agora que você já conhece as melhores práticas de design para uma landing page, então está na hora de começar a colocá-las em prática e ampliar a sua taxa de conversão.