Mamma Mia é um musical que estreou em 2008, mas que ainda hoje, quase 15 anos depois, é considerado um dos melhores longas, mesmo sem ter ganhado um Oscar. A premiação de melhor canção, ou melhor, a falta dela, não aconteceu apenas por um motivo: não foi incluída uma música inédita na produção.

A história do filme acontece em uma ilha grega, onde a personagem Donna criou a sua filha Sophie. O enredo do filme você já conhece porque, com certeza, já assistiu as duas edições do filme. Esse post é para que você também fique por dentro de algumas curiosidades.

Curiosidades sobre Mamma Mia!

1 – Apresentações pelo mundo

Mamma Mia! estrelou pela primeira vez na cidade de Londres, no dia 6 de abril 1999, no teatro Prince Edward. Nos EUA, a estreia foi em Nova York, no dia 18 de outubro de 2001, no Winter Garden, no mesmo palco da apresentação do musical Cats. Após Nova York, as apresentações aconteceram em mais de 140 cidades norte americanas.

2 – Elenco para Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, antes de começar as gravações passou por alguns contratempos. Phyllida Lloyd, que dirigiu o musical e o primeiro longa, não aceitou o convite para dirigir a continuação do filme, em seu lugar entrou Ol Parker. Meryl Streep, uma das protagonistas, também não aceitou continuar as gravações, alegando que não faz continuações.


3 – Pinewood Studios

Foi o primeiro filme a gravar no novo espaço 007 na Pinewood Studios, local que foi atingido por um incêndio após as filmagens de 007 – Cassino Royale, em 2006. As cenas dos musicais foram gravadas lá, para fugir do forte sol da Grécia.

4 – Integrantes do grupo ABBA aparecem no filme

Os integrantes do ABBA, Benny Andersson e Björn Ulvaeus fizeram uma pequena ponta no filme. Andersson aparece tocando piano na sequência musical “Dancing Queen”, enquanto Ulvaeus aparece vestido como um deus grego nos créditos finais.

5 – Música inédita vetada

Na fase de pré-produção foi sugerido que o filme tivesse uma música inédita, para que o longa pudesse concorrer ao Oscar de melhor canção. Mas, a ideia foi rejeitada por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, compositores e membros da banda.

6 – Músicas do grupo ABBA

O filme Mamma Mia! é totalmente baseado nas músicas do grupo sueco ABBA.  Foi a diretora Phyllida Lloyd quem fez a adaptação da peça britânica para as telonas.

7 – Comprometimento

As músicas são cantadas pelo elenco com suas próprias vozes. Nada é dublado.

8 – Meryl Streep não era a primeira para fazer Donna

Antes da decisão final de que a personagem Donna seria interpretado por Meryl Streep, as atrizes Olívia Newton-John e Michele Pfeiffer foram cogitadas para o papel.

9 – Cher no elenco

Outra curiosidade sobre a personagem Donna. A cantora e atriz Cher era para fazer parte do elenco do primeiro filme, mas não foi possível devido a conflitos de agendas. Mas, ela marca presença na sequência Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo.

10 – Knowing Me, Knowing You

A música instrumental que toca no início do casamento é a Knowing Me, Knowing You. Você sabia que a letra fala de divórcio?

11 – Parceria de confiança

Pierce Brosnan, quando aceitou fazer parte do filme, não sabia do que se tratava o projeto. A única informação que tinha é que Meryl Streep estaria no elenco e, para ele, já era o suficiente.

12 – História antiga

O laço afetivo entre Meryl Streep e a história de Mamma Mia! aconteceu muito antes de estrelar o filme. Em outubro de 2001, a atriz assistiu ao musical em Manhattan com sua filha Louise. Encantada pela peça, ela escreveu aos produtores para parabenizá-los por trazer de volta a alegria aos nova-iorquinos após o trágico episódio de 11 de setembro.

13 – Diferença de idade

Na continuação do filme, Cher vive Ruby Sheridan, a mãe de Donna. Mesmo a atriz sendo apenas três anos mais velha que Meryl Streep.

14 – Adaptação

O enredo é adaptado do filme Buona Sera, Mrs. Campbell, de 1968, que teve como estrela Gina Lollobrigida.

15 – Participação financeira

Mesmo não aparecendo no filme como Björn Ulvaeus e Benny Andersson, a cantora e integrante da banda Anni-Frid Lyngstad participou financeiramente da produção.

16 – Agneta Fältskog

Agneta Fältskog não teve participação no filme, mas marcou presença na estreia do musical em Estocolmo. Momento em que os quatro integrantes da banda se reuniram pela vez em vinte anos.

17 – Trilha sonora

Na trilha sonora tem grandes sucesso do grupo ABBA, como Mamma Mia, música que dá nome ao filme, Super Trouper; Dancing Queen; Knowing Me, Knowing You; Thank You for the Music; Money, Money, Money; The Winner Takes It All; Voulez Vous; I Have a Dream e SOS.

18 – Ilha na Croácia

A primeira edição do filme Mamma Mia! foi gravado em uma ilha grega, mas a sua continuação não. Mamma Mia! – Lá Vamos Nós de Novo foi filmada em Vis, uma ilha da Croácia.

19 – Conflitos de agena

Antes de Mamma Mia!, em 1991, Tim Rice convidou a banda ABBA para sonorizar a animação O Rei Leão. Por conflitos de agenda, os suecos não aceitam.

20 – Escolha pessoal

O ator Andy Garcia foi uma escolha pessoal de Cher. Ela queria que o ator fosse o seu par no filme.

Leia também sobre as curiosidades do filme O Diabo Veste Prada.

Deixe um comentário