Bridgerton está entre as séries mais assistidas da Netflix. Lançada em 2020, a série está na segunda temporada e tem conquistado fãs do mundo inteiro. Conhecer a cultura do povo que transitava na sociedade da realeza, como eram as festas, costumes e os casamentos pomposos faz parte da curiosidade da grande maioria dos mortais que aprecia o mundo monárquico.
Mas, o que mais chama a atenção na série são os lugares onde as cenas são gravadas. Porque, vamos combinar, é impossível não se impressionar com tantos lugares bonitos como os palácios, os bailes, os jardins e o dia a dia desse povo.
É impossível continuar esse post sem chamar a atenção para a mistura de etnias que acontece na série. Afinal, não é todo dia que vemos uma rainha negra entre as séries mais assistidas do mundo.
Agora é hora em que você pega a sua planilha para anotar os lugares que você precisa conhecer quando estiver no Reino Unido.
Ranger’s House
A Rangers House é uma mansão construída em 1722 e está localizada em Greenwich Park, em Londres. A fachada da propriedade é utilizada como cenário da casa dos Bridgertons, a família que protagoniza a série.
Desde 2002, a mansão abriga a Wernher Collection, uma coleção de arte preservada pelo magnata dos diamantes, Sir Julius Wernher.
No local estão mais de 700 obras em exposição como pinturas e esculturas medievais e renascentistas. Em visita ao local, além de apreciar o acervo artístico, também é possível visitar o jardim, famoso pelas rosas.
Windsor Castle
Vamos combinar que o Windsor Castle dispensa qualquer tipo de apresentação, mesmo que você não seja um exímio conhecedor da cultura real inglesa. O local é uma das residências favoritas da rainha Elizabeth II e também foi utilizado para filmar a série Bridgerton. Mesmo com nenhuma cena gravada dentro do castelo, o espaço do parque, de 2 mil hectares, foi o lugar escolhido para gravar as imagens externas e de transição. O parque é aberto ao público e é ideal para fazer trilhas, cavalgar e também para passeio de barco.
Cidade de Bath
Nem todas as cenas de Bridgerton foram gravadas em Londres. A cidade Bath contribuiu – e muito – para a filmagem dos episódios. Está a passeio em Londres? Reserve um dia para conhecer a cidade, que fica cerca de duas horas da britânica.
Entre os lugares que o elenco da série fez gravações estão: Roman Baths, Royal Crescent, Holboune Museum e Sydiney Place. E, claro, não pode deixar de visitar as ruas Trim Street e a Beauford Square. A loja da Madame Delacroix fica em Bath. Não esqueça de passar por lá.
Como toda cidade turística, Bath tem um ônibus que passa pelos principais pontos turísticos. Durante 24 horas é possível descer e subir quantas vezes quiser para conhecer os principais atrativos. O veículo disponibiliza fones de ouvido para que, durante o trajeto, você conheça um pouco da história do lugar por onde ele passar.
Badminton House
Nesta residência foram gravadas cenas na casa do duque de Hastings. O salão principal e o terreno do Castelo de Clyvedon foram os ambientes utilizados para as gravações. A construção é do século XVIII e os jardim recebem excursões privadas em grupo, liderados por guias que explicam sobre a arquitetura e pintura, e relatam contos históricos de seus moradores.
Este palácio rural fica no condado de Gloucestershire e tem sido a sede dos Duques de Beaufort desde o século 17. Uma curiosidade sobre a propriedade: o esporte que leva seu nome teria ocorrido ali o primeiro jogo.
Hatfield House
Na Hatfield House foram gravadas as cenas do excêntrico baile de Lady Trowbridge! Localizada em Hertfordshire, o local preserva a arquitetura original, de 1611. A propriedade que hoje pertence aos Condes de Salisbury, foi moradia de Elizabeth I em sua infância.
Os jardins foram cenários para as cenas da série. Inclua o lugar no seu roteiro de turismo, parte dele é aberto para a visitação do público.
Castle Howard
Após o casamento, Daphne e Simon foram morar no Howard Castle. Mas, a fachada do castelo, o hall de entrada e os terrenos da propriedade foram gravados neste local, que fica no condado de Yorkshire.
O palácio rural é uma das maiores residências privadas do país. Na série, a construção serve de cenário para a residência do duque de Hastings. Mesmo com o nome sugestivo, o local não é um castelo e sim uma residência. A propriedade, que começou a ser construída no século XVIII, está com a família Howard há mais de 300 anos. A finalização de todas as alas e os acabamentos foram concluídas cem anos depois.
No hall central, está a cúpula pintada à mão com folhas de ouro 24 quilates e é a maior cúpula em uma residência privada na Inglaterra. A mansão possui 145 cômodos e seus jardins somam mais de 400 hectares de extensão, que contém fontes, lagos e até um mausoléu.
Reserve um tempo para conhecer os parques, templos, lagos e fontes. Se você for do estilo aventureiro, pode optar por um passeio guiado pela floresta.
Wilton House
Você sabe o que tem em comum as séries Bridgertons e The Crown, fora o fato do conteúdo ser voltado para a vida na corte? Exatamente. A sala do trono em que as donzelas se apresentam para a Rainha em Bridgertons é a mesma em que a princesa Lady Di dança na quarta temporada no The Crown.
A Wilton House fica no condado de Wiltshire e é a casa dos Condes de Pembroke e é sede da família há mais de 400 anos, também foi usada como fachada para a residência do duque de Hastings.
A famosa Ponte Palladiana, um dos cartões postais da Inglaterra, aparece já no primeiro episódio, onde Daphne e Anthony cavalgam enquanto protagonizam uma discussão. Os jardins foram usados para as filmagens das cenas externas, entre elas, a que Colin anuncia seu noivado. O interior da propriedade também foi usado nas gravações. O Single Cube Room foi utilizado para gravar um dos aposentos da rainha Charlotte.
Nem todos os ambientes são abertos ao público, pois um terço da residência ainda é de ambiente privado. Mas, o restante pode ser visitado por turistas. Olha que dica legal para quem quer ver de perto a decoração de época.
Lancaster House
O palácio fica no distrito de St. James, em Londres. De arquitetura neoclássica, tem três andares com diferentes ambientes. O local é um dos cenários que mais aparece na série. Lembra do episódio em que Daphne e Simon pedem à rainha autorização para o casamento? A cena foi gravada nesse local.
A mansão faz parte das construções que recebem o título de listed Building e são protegidos por lei na Inglaterra, o que equivale a construções tombadas no Brasil pelo Patrimônio Histórico.
O casarão foi finalizado em 1840 e foi doado à nação por Sir William Lever, em 1913. Utilizado para algumas recepções e eventos do governo britânico, o local não abre com frequência para a visita do público.
Museu Holbourne
O requintado edifício do século XVIII, escolhido para ser a residência de Lady Danbury e também um dos bailes da temporada. Atualmente funciona como o Museu Holburne, fundado por Sir Thomas William Holburne. A coleção, aberta ao público, conta com mais de 10 mil objetos em porcelana e prata, além de livros, moedas romanas e joias da família Holburne.
Reform Club
O Reform Club, construção do século XIX, é um clube de cavaleiros e aparece nas primeiras imagens da série. Foi nesse ambiente que o Anthony Bridgerton encontrou o duque de Hastings, no seu retorno à alta sociedade londrina.
O clube fica na famosa avenida Pall Mall, que liga o Palácio de Buckingham à área central de Londres. Fundado em 1836, era considerado lugar para os radicais e progressistas. O local também fez história, em 1981 foi o primeiro clube de Londres a aceitar a circulação de mulheres.
O ambiente é repleto de histórias e possui uma biblioteca com mais de 75 mil obras.
Templo de Vênus
Entre os cenários escolhidos para as gravações está o Templo de Vênus, há cerca de cem km de Londres, e fica na propriedade de Stowe, às margens do lago Eleven Acre Lake. No local foram realizadas gravações do requintado baile em que Simon e Daphne dançaram pela primeira vez.
Como o próprio nome diz, é um ambiente dedicado a Vênus, deusa romana do amor que remete a sexualidade feminina. Inaugurado em 1731, o palácio rural tem diversos ambientes, entre eles o templo, que é o primeiro edifício no jardim construído por William Kent.
No templo há quatro estátuas que representam a vida sexual de Cleópatra, Nero, Vespasiano e Faustina.
Durante uma restauração da residência em 1991, foram descobertos cômodos subterrâneos que ninguém consegue explicar.
Old Royal Naval College
O Old Royal Naval College ganha destaque na segunda temporada da série. Localizado em Londres, é uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade e recebe, aproximadamente, 1,2 milhão de visitas por ano. Aqui foram gravadas passagens de Anthony e cenas do mercado local.
Fotos: Divulgação