Um funcionário da Riot Games suou a camisa para convencer a empresa a produzir a série de Arcane e muitos fãs de League Of Legends não fazem ideia de como foi difícil tirar essa ideia do papel.
O funcionário Christian Linke, também conhecido como Riot Praeco, foi quem insistiu em criar uma série animada que contaria a história dos personagens já conhecidos de Lol. Apesar de ter sugerido diversas vezes, ele foi sumariamente ignorado (e rejeitado outras tantas). Foi nesse momento que ele teve a ideia de pedir orçamentos menores e ir criando (e apresentado) o projeto aos poucos aos executivos. Dessa forma, ele não assustava os diretores com orçamentos exorbitantes e mostrava os resultados pouco a pouco.
Com isso, ele conseguiu um orçamento inicial de US$ 2 mil para criar uma primeira arte conceitual com a Fortiche. Em seguida, ele recebeu mais US$ 5 mil para criação dos modelos 3D e, finalmente, um investimento final – que foi quando os investidores decidiram mergulhar de cabeça nesse projeto.
O projeto inicial se chamava “Arcanum” e custou US$ 65 mil. Algo em torno de R$ 300 mil na cotação atual. O resultado, foi um vídeo que mostra uma luta eletrizante entre dois campeões, Jayce e Vi. Esse vídeo foi o responsável pela aprovação da série. Confira o vídeo abaixo:
Depois de mostrar esse teste aos executivos, Christian declarou “Acho que foi quando eles perceberam que eu estava falando sério. Eu disse algo como: “Agora você tem a arte conceitual para os personagens e os ambientes. Você também tem os modelos 3D e a animação teste. Você tem o material que criamos para o episódio piloto. Então… Vamos fazer isso ou não?”
Após essa conversa, que aconteceu em 2015, Arcane demorou ainda 6 anos para ir ao ar na Netflix. Porém, a série trouxe um crescimento absurdo para a Fortiche, que tinha apenas 5 funcionários e teve que contratar 300 novos profissionais para realizarem o projeto.
Mesmo com o apoio da Riot, o projeto era muito utópico e corria o risco de entrar em colapso a qualquer momento. Por isso demorou tanto tempo para ser lançado, eles precisaram retroceder em diversos momentos para manter a qualidade acima da média dos animes comuns. E a Riot queria que Arcane suprisse as expectativas dos fãs de League of Legends.