A inteligência artificial é uma das maiores tendências para os e-commerces no momento. E continuará a se desenvolver cada vez mais com o passar dos anos. Isso porque a inteligência artificial é o futuro do e-commerce.
Neste artigo, exploraremos o que a busca inteligente para e-commerce significa para o comércio eletrônico e como ela pode ajudar você a expandir seus negócios.
O que é a busca inteligente para e-commerce?
A busca inteligente para as lojas virtuais, utilizam a inteligência artificial para melhorarem e otimizarem com muito mais assertividade, as buscas realizadas pelos usuários dentro do site de sua empresa.
Ajuda a automatizar, rastrear e analisar dados para que as operações comerciais possam ser automatizadas.
A inteligência artificial está se tornando uma parte essencial de muitos setores, incluindo o comércio eletrônico. Aqui estão alguns dos principais recursos de IA que melhoraram o processo de venda de lojas online:
Atendimento ao cliente automatizado
A tecnologia está avançando, as empresas precisam se adaptar e fornecer a melhor experiência possível ao cliente para se manterem competitivas.
Eles precisam usar novas ferramentas que os ajudem a fornecer um serviço impecável a seus clientes.
Uma das tecnologias mais populares é o software de automação. Eles permitem que as empresas que não possuem agentes humanos controlem totalmente seus sistemas de call center.
Com um sistema de correio de voz, os usuários podem deixar suas mensagens. Eles não terão que se perguntar se serão considerados ou se receberão uma resposta adequada.
O sistema automatizado dá ao usuário a garantia de que seu problema é levado a sério. E que não requer atenção imediata.
No entanto, é importante lembrar que a pessoa que deixa esta mensagem também deve estar satisfeita com a forma como ela é tratada pelo programa automatizado.
O que mais importa é a imagem da sua marca
Se você se preocupa com a maneira como seus clientes se sentem, eles se sentirão mais próximos de você.
Eles vão ficar com você por mais tempo. Já não se trata de relações entre empresas e consumidores, mas sim de relações individuais.
Marketing preditivo
O marketing preditivo é uma ferramenta cada vez mais popular para sites de comércio eletrônico. O comércio eletrônico usa o marketing preditivo para sugerir produtos aos visitantes que provavelmente comprarão.
A previsão decorrente do que outros consumidores compraram com comportamento semelhante.
Os dados do cliente são uma ferramenta poderosa para o departamento de marketing. As empresas podem usar essas informações para identificar padrões gerais.
Mas também preferências individuais e previsões sobre o comportamento futuro do cliente. Bem como as tendências de vendas.
Esta é uma maneira empolgante para as empresas aproveitarem seus dados graças aos avanços tecnológicos que ocorreram recentemente.
Com o volume de dados disponíveis nunca tendo sido maior do que hoje, as técnicas de marketing preditivo estão se tornando cada vez mais comuns.
Graças à inteligência artificial, as lojas de comércio eletrônico agora podem oferecer aos clientes uma experiência melhor, coletar dados de clientes com mais eficiência e aumentar as vendas.
Machine Learning ou Machine Learning
O aprendizado automático, também chamado de Machine Learning, é uma técnica de inteligência artificial. Ele permite que um algoritmo aprenda e melhore continuamente com base nos dados.
Isso sem ser programado especificamente para uma tarefa específica. À medida que os dados são coletados, a máquina aprende tarefas mais específicas.
Ele pode ser usado para ajudar a prever o comportamento do cliente, otimizar o desempenho do site e personalizar o conteúdo.
Realidade aumentada: possível graças à inteligência artificial
O uso mais popular da realidade aumentada é a capacidade de visualizar produtos de qualquer ângulo. O internauta também pode vê-los no contexto de sua casa e comparar diferentes opções.
Esta tecnologia tem um grande potencial para o marketing na web. Ele preenche a lacuna entre o mundo real e os elementos digitais.
Além disso, o uso de formatos de publicidade inovadores, como anúncios em vídeo animados ou jogos interativos, ajuda a entrar nesse competitivo mercado de comércio eletrônico.
Oferecendo exposição, mas também reconhecimento de consumidores que procuram serviços semelhantes aos seus ao seu redor!
Para otimizar a experiência de seus clientes e aumentar as conversões, você precisa oferecer mais opções de personalização.
Se o fizer, vai atrair clientes. Você fará com que eles sintam que estão recebendo um serviço personalizado, um serviço que vale o tempo e o dinheiro.
Seu e-commerce deve fornecer conteúdo personalizado
Não apenas por meio de testes de produtos virtuais por meio de realidade aumentada, mas também por meio do uso de segmentação preditiva.
Essa segmentação preditiva permitirá que seu site converta visitantes em compradores ou usuários que consomem em seu site.
Não só a busca inteligente, mas diversas outras tecnologias estão sendo cada vez mais utilizadas pelas lojas online e isso é fundamental para se manter no topo e vender cada dia mais.
A Etag oferece uma gama de serviços que irá ajudar você a aumentar sua conversão na loja. Com serviços que vão desde remarketing para lojas virtuais, vitrines inteligentes e até personalização.