A maioria das redes sociais, nascem com um modelo de negócios único e depois vão copiando o que “dá certo” em outras redes sociais de sucesso. E com o TikTok não seria diferente. Apesar de ser uma rede social de vídeos, o TikTok vem implementando cada dia mais ferramentas de outros canais sociais. E agora foi a vez do TikTok compras.
A ferramenta, que vem tendo resultados positivos na China, começou a fazer testes em outros países para entender se funcionaria em outros mercados. No entanto, parece que a novidade não foi muito bem recebida.
Segundo Financial Times, os testes com a ferramenta de compras em lives começaram no ano passado, no Reino Unido, após os resultados positivos em países asiáticos.
O Tiktok Shop vai funcionar basicamente durante as transmissões ao vivo, onde os criadores de conteúdo poderão apresentar os produtos e os seguidores realizarem compras online.
No entanto, a novidade não foi muito bem recebida na audiência britânica. Além de não atrair o grande público, não houve também vendas expressivas vindos deste canal. O que fez com que alguns criadores que estavam trabalhando nos testes e na versão beta desta ferramenta desistirem do projeto.
+ Leia também: Veja como baixar vídeos do TikTok sem marca d’água com o Snaptik.
A princípio, o TikTok pretendia lançar a ferramenta ainda este ano na Alemanha, França, Itália, Espanho e Estados Unidos. Porém, com o fracasso dos testes, os planos de lançamento tiveram que ser adiados. A ideia agora é tornar a ferramenta popular no Reino Unido, antes de iniciar a expansão.
Apesar do atraso, o jornal afirma ainda que a plataforma chinesa de vídeos do TikTok não vai desistir de implementar esta novidade, que vem sendo testada há mais de um ano na Ásia.
O desafio agora é entender como fazê-la funcionar em outros países.