Antes de fazer sucesso nos cinemas, a história de Harry Potter, da escritora britânica J.K. Rowling, fez sucesso na literatura. A saga do bruxo é contada em sete livros. O sucesso das obras foi tão grande que em 2008, após o lançamento da última edição, estima-se que mais de 300 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo. Em 2018, esse número já era de meio bilhão.
Então surge a pergunta, qual a ordem de leitura dos livros? Se você está se preparando para ler os livros do bruxo, mas não sabe por onde começar, tudo bem. Nós, do Sempre Fui Geek, vamos ajudar você.
1 – Harry Potter e a Pedra Filosofal
Este primeiro livro é praticamente uma apresentação da história de Harry Potter para o leitor. É nesta edição que é revelado como os seus pais morreram e como ele se descobre bruxo.
Harry Potter é um menino órfão que mora com os tios. Seus pais foram assassinados por um bruxo muito poderoso, Lord Voldemort, quando ele ainda era um bebê. Até os 10 anos de idade, Harry desconhecia a sua linhagem e era tratado por seus tios e primo com desprezo.
No seu aniversário de 11 anos, ele descobre que foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que, assim como seus pais, é um bruxo. Lá ele aprende a fazer feitiços e quando utilizá-los.
Com o tempo, o menino de olhos verdes descobre que é admirado, invejado e odiado pelos feiticeiros. O motivo? Ele é a única pessoa que sobreviveu ao ataque de Voldemort e traz na testa a prova da vitória.
Também é nesta edição que ficamos conhecendo os principais personagens que além do trio de amigos – Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, também temos Alvo Dumbledore, Hagrid, Draco Malfoy e o sombrio professor Severo Snape.
2 – Harry Potter e A Câmara Secreta
Harry Potter e A Câmara Secreta é uma continuação direta do primeiro livro Harry Potter e A Pedra Filosofal.
A escola de bruxaria está em período de férias e Harry volta para a casa dos tios. Aqui, mais uma vez, é impedido de ir à escola quando o recesso termina. Para tirar o amigo da prisão domiciliar, Rony e seus irmãos usam o carro enfeitiçado de seu pai.
Neste novo ano escolar, ele é observado de perto por seus inimigos e coisas misteriosas começam a acontecer. Junto Rony e Hermione, Harry passa a investigar as mensagens suspeitas que são encontradas nos corredores da escola sobre uma câmara secreta.
3 – Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban
Um novo ano letivo se inicia e Harry está animado para voltar a Hogwarts. O período de férias que passou na casa de seus tios foi solitário. Válter Dursley, seu tio, estava bravo porque Rony Weasley tinha telefonado para ele, o que era expressamente proibido. Assim como as ligações, as visitas também não eram permitidas.
E as coisas para o lado de Harry não estavam nada fáceis. A situação piorou quando ele transformou a tia Guida, irmã de Válter, em um grande balão após ela ofender os seus pais. Ele foge da casa dos tios e vai parar no Beco Diagonal, onde encontra Rony e Hermione. O jovem bruxo é procurado pelo Ministro da Magia, pois fugiu da prisão de Azkaban o perigoso Sirius Black, um bruxo que teria assassinado treze pessoas com um único feitiço e traído os pais de Harry Potter entregando-os a Voldemort.
Na escola de bruxaria, Harry, Rony e Hermione estão cada vez mais unidos e novos desafios surgem para testar a coragem dos três. Eles precisam vencer Sirius Black.
A vitória de Harry deixa o gigante Hagrid, o diretor Dumbledore, a professora de transformação Minerva MacGonagall e o mestre Lupin surpresos com a derrota de Sirus para o pequeno bruxo.
4 – Harry Potter e O Cálice de Fogo
No quarto livro da série, J.K. Rowling segue contando ao leitor o que acontece dentro da escola. Harry, Rony e Hermione estão empolgados com o evento que acontece em Hogwarts: a Copa do Mundo de Quadribol. Nesta edição aparecem novos personagens.
Surpreendendo a todos, os alunos recebem a informação que além do campeonato de Quadribol também acontecerá o Torneio Tribuxo: uma competição entre as três maiores escolas europeias de bruxaria (Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang) que não acontecia há um século. O objetivo da competição é testar a coragem, o poder de entendimento e a capacidade de enfrentar o perigo.
Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts precisam demonstrar todas as habilidades mágicas aprendidas.
Uma das regras da competição do Torneio Tribuxo é que alunos menores de 17 anos não podem participar do evento, mas inexplicavelmente o Cálice de Fogo escolhe Harry para competir entre os campeões de Hogwarts.
Escolhido como um campeão da escola de magia, Harry terá que provar suas habilidades. A competição acontece no mesmo período em que novos perigos aparecem para assombrar Harry e seus companheiros.
Aliado a todos esses acontecimentos, Harry terá que lidar com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.
5 – Harry Potter e A Ordem da Fênix
Harry Potter e A Ordem da Fênix é o maior livro da série, com 750 páginas. Nesta edição, já aparece um Harry adolescente que terá que enfrentar os perigos constantes por ser um bruxo perseguido. Ele também precisa aprender a lidar com os desafios da idade, como paixões, vínculos de amizade e a autoafirmação.
Com um Harry Potter crescido, também aparecem novos desafios e muito mais perigosos. Ele foi a única pessoa que sobreviveu ao ataque de Voldemort, o que o torna uma celebridade entre os bruxos.
Os perigos, aliado à rebeldia da adolescência, faz com que ele tome decisões que colocam em risco não somente a sua segurança, mas a todos que estão próximos a ele.
Hogwarts apresenta algumas mudanças, entre elas a troca na direção da escola. Dolores Umbridge assume o posto.
Nas edições anteriores, a escritora J. K. Rowling mostrou como Harry foi se transformado em celebridade no mundo da magia por ter vencido, ainda bebê, Voldemort, o bruxo das trevas que assassinou seus pais. Na quinta obra da saga, Harry enfrenta os ataques de Voldemort, mas dessa vez sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor foi afastado de Hogwarts.
Sem a presença de seu protetor, ele enfrentará descobertas sobre a controversa personalidade de seu pai.
6 – Harry Potter e O Enigma da Príncipe
Na ordem de leitura este é o sexto volume. Harry Potter e O Enigma do Príncipe dá continuidade à saga do jovem bruxo do momento em que o livro anterior parou: quando se revela que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, que são seus seguidores, aumenta a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal.
Harry, agora com 16 anos, segue na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O reinício das aulas o deixa animado e ao mesmo tempo apreensivo, pois terá aulas particulares com o professor Dumbledore, diretor de Hogwarts e o bruxo mais respeitado na comunidade de magia.
Entre os principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, Harry se sente isolado à medida que surgem rumores de que ele é O Eleito. O que isso significa? A única pessoa capaz de derrotar você-sabe-quem.
Harry e Dumbledore, cada vez mais próximos, fazem descobertas importantes sobre o bruxo das trevas e seus Comensais da Morte, e o que ele fez no passado para aumentar a sua força e conquistar a imortalidade.
7 – Harry Potter e As Relíquias da Morte
No último livro da saga, as situações de perigos estão cada vez maiores. Bruxos e trouxas estão em risco sob ameaça de Voldemort.
A rua dos Alfeneiros, onde Harry e seus parentes moram, estão cheia de poderosos bruxos para proteger o jovem bruxo de um ataque. É exatamente nessa rua que tudo começou e é exatamente ali onde tudo se encaminha para o fim.
Agora, com 17 anos, ao contrário do que acontece no início dos outros livros, Harry Potter não irá para Hogwarts após o seu aniversário.
A rua dos Alfeneiros, onde Harry e seus parentes moram, estão cheia de poderosos bruxos para proteger o jovem e impedir que Voldemort o encontre. Mas, o confronto entre eles será inevitável.
Harry precisa encontrar as Horcruxes e descobrir o que são as Relíquias da Morte e como podem ser usadas para derrotar Voldemort.
Harry tem algumas pistas deixadas por Dumbledore e, para decifrar, vai contar com a ajuda de seus amigos inseparáveis: Rony e Hermione. Eles passam por lugares nunca visitados e desvendam mistérios importantes.
Além da perigosa batalha final, Harry passa por algumas provas pessoais importantes, como superar traições e aprender a lidar com os seus sentimentos. Assim como na vida real, o amor e a amizade são essenciais para vencer os obstáculos.
Curiosidades
O público que é fã de Harry Potter, sempre fica ligado em tudo relacionado às informações que rodeiam o jovem bruxo. Clique aqui para saber 20 curiosidades que aconteceram durante as gravações dos filmes.