A internet essa semana é toda dela: Taylor Swift, que finalmente relançou o tão aguardado álbum RED, de 2012 com um toque especial e o intitulou de Taylor’s Version. Além disso, todas as atenções estão voltadas para All Too Well, um curta-metragem que narra um dos relacionamentos mais difíceis de Taylor Swift.
O álbum que em apenas três dias alcançou 100 milhões de streams no Spotify vem dando o que falar e quebrando recordes inimagináveis.
Parte desse sucesso pode ser atribuído a música ALL Too Well que está há dias em primeiro lugar no Spotify Global, com mais de 5 milhões de streams.
Enquanto isso, o curta metragem da canção já ultrapassou a marca de 33 milhões no YouTube.
O que nos leva a seguinte pergunta: porquê o álbum está tendo um sucesso tão estrondoso?
Bom, não podemos negar que Taylor Swift acumulou ao longo dos anos uma legião de fãs. E como se isso não fosse o suficiente, a moça escreve desde o início de sua carreira sobre seus namoros conturbados, já sendo nomeada pela mídia como predadora de homens.
E quem não adora uma fofoquinha de famoso né?
Essa fórmula faz com que Taylor Swift quebre um recorde atrás do outro. Mas afinal…
Sobre quem é All Too Well?
Acredita-se que a música-tema do curta, dirigido e lançado por Taylor Swift, seja sobre o seu relacionamento com o ator Jake Gyllenhaal, com quem teve um relacionamento em 2010.
No entanto, na pré-estreia do projeto, Taylor não revelou para quem era a música. Ela apenas disse que:
“Essa é uma das perguntas mais interessantes que as pessoas me fazem sobre músicas e o que eu acho importante que saibam é que essas canções eram minha anos atrás, quando foram escritas. Agora, elas são nossas, elas foram compartilhadas. E acho que todas as pessoas têm alguém em quem elas pensam quando escuto a canção e é isso que eu quero”, disse a cantora.
All Too Well Short Film: onde assistir, história, e curiosidades sobre o clipe
Com duração de quase 15 minutos, All Too Well: The Short Film conta em detalhes como foi o namoro entre Taylor Swift, interpretada por Sadie Sink (Stranger Things) e Jake Gyllenhaal, interpretado por Dylan O’Brien (Maze Runner).
É possível assistir ao curta no canal oficial do YouTube da cantora Taylor Swift.
A música, de impressionantes 10 minutos, é uma versão estendida da já lançada no álbum “RED“, em 2012.
Taylor regravou todo o disco como parte do projeto de regravar toda a sua discografia. Um desafio ambicioso que Taylor resolveu encarar por conta dos direitos das fitas masters originais terem sido adquiridos por Scooter Braun, empresário de Justin Bieber e outros astros da música. Sem que ele pudesse fazer qualquer coisa a respeito.
O ator Gyllenhaal vem sendo massacrado nas redes sociais pelo fandom de Taylor Swift que foram relembrados dessa triste história. É como se a ferida ainda estivesse aberta e continuasse a sangrar sem parar.
O roteiro e a direção do do clipe são da própria Taylor Swift.
Referências de All Too Well
1. Diferença de idade
A escolha dos atores para o curta-metragem de All Too Well não foi aleatória.
Sadie Sink, que interpreta Taylor no clipe, tem apenas 19 aninhos. Enquanto que Dylan O’Brien, tem 30 anos. Diferença que poderia facilmente ser ignorada se não fosse um dos pontos centrais da trama.
Quando namorou o ator Jake Gyllenhaal, Taylor Swift tinha apenas 20 anos. Enquanto ele já tinha 29. Diferença essa que foi fundamental para o término do namoro.
Mas falaremos sobre isso mais a frente.
2. Caracterização de Dylan O’Brien em All Too Well
Apesar de não assumir publicamente que All Too Well foi inspirada em seu relacionamento com Jake – até porque talvez isso acarretaria em alguns problemas jurídicos para ela – Taylor foi muito precisa na caracterização do ator Dylan O’Brien.
Ainda que não se pareça fisicamente com Gyllenhaal, as roupas utilizadas por Dylan remetem ao estilo adotado por Jake.
Dylan O’brien, em All Too Well Jake Gyllenhaal e Taylor Swift
3. Referência ao álbum 1989
No início do curta, vemos uma representação de uma viagem ao interior feita pelo casal no outono. O carro utilizado por eles nessa viagem é um Mercedes-Benz, S-Class de 1989. Uma clara referência a seu álbum de mesmo nome.
4. Referência a Amor e Outras Drogas
Na mesma época em que namoraram, Jake estava lançando o filme Amor e Outras Drogas, que estrela ao lado de Anne Hathaway.
E podemos ver logo no início de All Too Well uma referência ao filme, uma cena rápida, porém muito semelhante a uma cena do filme estrelado por Jake.
5. Capítulos de All Too Well
O curta é dividido em vários capítulos que narram o relacionamento do início ao fim. Taylor curtiu um tweet que dizia que os capítulos eram easter eggs que indicavam que ela se tornaria escritora ao final do clipe.
Entretanto também poderia ser uma referência a música “The Story of Us“, onde ela também conta a história de um relacionamento frustrado dividido em capítulos e um fim.
6. Flagras de Paparazzi
Alguns fãs acreditam que a cena onde Dylan e Sadie se abraçam é uma referência às primeiras fotos que os paparazzis fizeram do casal no início do relacionamento.
Outra cena que faria referência aos cliques dos paparazzis é a que Dylan sai do carro e briga com alguém no telefone. Essa cena representaria uma suposta briga entre Taylor e Jake no carro.
7. The First Crack in the Glass
No segundo capítulo dessa história, intitulado “The First Crack in the Glass“, que em tradução livre pode significar a “Primeira rachadura no Vidro” temos alguns detalhes interessantes de serem observados:
Bebidas na mesa
Na cena onde o casal está jantando com os amigos de Dylan, o copo de Sadie é o único cheio. O que pode simbolizar que ela não bebeu por ainda não ter 21 anos e acabou enchendo o copo para não se sentir mais deslocada do que já estava.
8. Referência a Champanhe Problems
Durante o jantar, Sadie tenta pegar na mão de Dylan que solta, dá um tapinha como quem diz: “Agora não querida” e continua conversando com seus amigos.
Quando os convidados vão embora, eles começam uma briga e ela diz pra ele algo como “Você soltou a p*** da minha mão“. Uma referência a música ‘Champanhe Problems‘, do álbum Evermore, que diz: “Soltei sua mão enquanto dançava“.
9. Louças e referências a Evermore
Depois do jantar, Sadie aparece lavando a louça – um pouco antes da briga citada acima. Que podemos entender como uma referência a música ‘Tolerate It‘, que diz: “Eu sento e escuto. Lustro os pratos até que eles fiquem brilhando“. Além disso, podemos identificar também outras referências a Evermore, como “Arrumo a mesa com as coisas chiques“, “Você é tão mais velho e mais sábio“.
10. Referência a Sad Beautiful Tragic
Após a briga, Dylan ao perceber que Sadie está chorando tenta acalmá-la dando um beijo e dizendo que ela está exagerando, que tudo não passa de paranóias da cabeça dela – aham, depois de chamar a garota de infantil e ridícula.
Esse é um comportamento que conhecemos como Gaslight. Quando o cara faz a mina acreditar que ela é louca e que não precisa de tanto escândalo ou dar tanta importância ao motivo da briga.
Um trecho da música ‘Sad Beautiful Tragic‘, diz: “Me beije, tente consertar isso. Você poderia apenas tentar me ouvir?”.
11. Are You Real?
No início do curta, temos um diálogo entre Sadie e Dylan na cama onde ela diz: “Você é real?“. E ele pergunta: “Como assim?”. E ela responde: “Porque parece que eu te inventei“.
Nesse primeiro diálogo dá pra perceber o quanto a Taylor se entregou a esse amor. E como se não fosse o suficiente, há uma outra suposição sobre ela ter perdido a virgindade com ele.
Suposições sobre virgindade
Desde a época do rompimento, alguns fãs especularam sobre a possibilidade de Taylor Swift ter perdido a virgindade com Jake Gyllenhaal.
Fato que pode ser confirmado em All Too Well. No curta, temos algumas cenas onde Sadie e Dylan estão na cama trocando carícias – que dão a entender que eles estão sem roupa em momentos íntimos.
Aliás, na própria letra de All Too Well ela diz: “Em noites que você me tornou sua“. É de partir o coração né?
12. Palavras Cruzadas
Inclusive, no meio dessas cenas deles na cama, aparece uma na sequência que eles estão vestidos, rindo, tentando completar uma palavra cruzada do jornal.
Que pode ser considerada uma referência a um trecho de ‘RED’ que diz: “Amá-lo era como tentar resolver um jogo de palavras cruzadas e perceber que não há resposta certa“.
13. O número 13, risos
O número 13 é como um símbolo para Taylor e claro que ela não poderia deixar passar.
Aos 13 segundos do filme, Sadie tem sua primeira fala, quando a tela ainda está preta: “Você é Real?“.
E aos 13 minutos do filme, aparece o nome Taylor, que marca a finalização da história. Para assinar o roteiro e a direção do curta.
14. Fotografia do Filme All Too Well
A fotografia do filme começa em tons de vermelho, como no outono. E a medida que o filme vai se desenrolando, vai ganhando uma tonalidade cada vez mais azulada.
O tom do filme muda exatamente no mesmo momento em que Taylor canta o trecho adicionado a essa nova versão da música: “And did the twin flame bruise paint you blue? Just between us, did the love affair maim you too“.
Nesse trecho ela pergunta se o caso de amor também o entristeceu. Sendo que blue, além de representar a cor azul, também pode servir como uma expressão para tristeza.
A Taylor também está escrevendo essa frase na primeira página do livro, como se fosse uma dedicatória.
15. O polêmico aniversário de 21 anos de Taylor Swift
Jake Gyllenhaal, apesar de namorar Taylor Swift na época, não compareceu ao aniversário de 21 anos de sua amada.
A cena que já havia sido retratada em ‘The Moment I Knew‘, da Taylor decepcionada com a ausência de Jake, em um dia que ela deveria estar feliz é reprisada em All Too Well.
Além disso, a cena pode ser um paralelo também com Lover, onde ela assopra as velinhas do seu aniversário, só que dessa vez com seu amado do lado. E alguns fãs acreditam que a quantidade de velas no bolo é referente a ‘1989‘, seu quinto álbum de estúdio.
16. Colar
Durante a cena do aniversário, Sadie usa um colar que também pode ser visto no lyric vídeo da música ‘Run‘, com Ed Sheeran. E na música ‘Sad Beautiful Tragic‘, também há uma menção a um colar: “Eu parei ao lado dos trilhos. Seu rosto em um colar“.
17. Referências do Livro All Too Well
O livro lançado 13 anos após o término desse relacionamento traz uma capa azul, que faz uma outra referência a ‘RED’: “Perdê-lo foi azul (uma tristeza) como eu nunca tinha sentido“.
18. Referência a Willow
A árvore representada na capa do livro All Too Well é um salgueiro, que em inglês se chama Willow. Que também é o nome de uma faixa de Taylor Swift do álbum Folklore.
A propósito, o livro All Too Well está sendo vendido no site oficial da cantora como um caderno sem pauta.
18. The Relling, All Too Well
No capítulo chamado The Relling, vemos Sadie sofrendo com o término do relacionamento de maneira muito profunda. E temos também algumas referências importantes, como:
O iPhone
Neste capítulo, temos uma cena de Sadie sofrendo na cama enquanto seu telefone toca. Enquanto isso, Taylor canta o trecho: “Mas você me liga de novo, só para me quebrar como se eu fosse uma promessa. Tão casualmente cruel sob o pretexto de honestidade“.
Só que um detalhe quase que imperceptível é que para recusar a chamada, ela bloqueia a tela apertando a parte de cima do celular. Função essa que o iPhone mudou há anos, ou seja, o telefone utilizado no clipe é o mesmo da época em que Taylor e Jake namoraram.
19. Camisa Xadrez
Na letra de All Too Well, temos um trecho da música que diz: “Após dias de camisa xadrez e noites em que você me tornou sua“.
No início do clipe, o casal aparece feliz e Dylan usa uma camisa Xadrez e, logo após o término, Sadie está com uma peça similar, deitada numa cama forrada com um lençol com estampa xadrez.
20. Vestido preto e batom vermelho
Durante a cena que a Sadie está andando triste em uma festa. A Taylor está ao mesmo tempo cantando que está ali com seu vestido preto e batom vermelho, olhando as pessoas passarem. A cena acaba encaixando com a letra de All Too Well.
Contudo, essa cena também se encaixa com ‘The Moment I Knew‘, que narra sob outra ótica a trágica festa de aniversário que Jake não foi.
Aliás, essa música estava nas faixas bônus do álbum original e volta no Taylor’s Version.
21. Cachecol de Taylor
Logo no início do filme, vemos a Sadie deixar um cachecol vermelho na escada da casa da irmã de Jake, Maggie Gyllenhaal.
Esse cachecol volta a aparecer no final do filme, em um ator que se chama coincidentemente ou não Jake Lyon, assistindo a Taylor discursar sobre seu livro.
Essa história é bem conhecida pelos fãs porque apesar de ter dito não saber que o cachecol era dela, Jake foi visto usando-o publicamente e até hoje não devolveu o cachecol da moça.
22. Apresentação do Livro All Too Well
Os fãs surtaram com Taylor fazendo uma apresentação do livro para seus leitores, como uma referência aos eventos de pré-lançamento que ela sempre faz, quando mostra suas músicas primeiro para seus fãs.
23. Motivo do término: diferença de idade
Parece irônico né, o Jake perceber, depois que já tinha destruído a Taylor que realmente a diferença de idade deles era algo absurdo.
Então ele justifica que terminou com Taylor por este motivo. E, claro que, a loirinha não deixaria isso passar. Tanto que ela diz ao final de All Too Well: “Eu vou envelhecer, mas as suas namoradas permanecem da minha idade“.
Uma referência ao atual namoro de Jake que tem 40 anos e namora uma menina de 25.
Nossa, um tanto de coisas né. Essas são algumas das muitas referências presentes em All Too Well Short Film. O que vocês acharam disso tudo?
Me conta aqui nos comentários se você já assistiu ao filme e se pegou todas as referências presentes nele.
Aproveita pra nos seguir no twitter @camissants para mais dicas de filmes e fofocas sobre o mundo da música.
1 comentário
Pingback: Sadie Sink pode estrelar o filme de 'A Seleção' - Sempre fui Geek