O arco do País de Wano é o mais importante de One Piece até agora. Tendo Eiichiro Oda escrevendo-o lentamente ao longo dos últimos anos, com o objetivo de derrubar o Yonko Kaido e libertar o País de Wano no processo, os Piratas do bando dos Chapéus de Palha aliaram-se aos Piratas do Coração, aos Samurais e Ninjas de Wano, juntamente com os Minks de Zou.

Depois de Luffy formar uma aliança com a Lei Trafalgar sobre o Perigo de Punk após dois anos, Oda começou a deslocar-se em direção ao País Wano.

One Piece finalmente começou a abordar o arco de Wano em 2018 e quase quatro anos depois, o arco ainda está em andamento.

Antes do arco do País de Wano, o arco Dressrosa era, até então o arco mais longo de One Piece. Contando com 102 capítulos.

Agora, o arco de Wano já conta com 138 capítulos, e ainda está longe de ser finalizado. Ao que tudo indica, é possível que o arco cruzará a marca dos 150 capítulos (talvez até mais). E apesar de a maioria dos fãs do One Piece terem gostado muito de Wano, a pergunta que fica é: será que o arco de Wano é desnecessariamente longo?

A estrutura dos atos

O arco de Wano em One Piece é extremamente especial por diversos motivos, um deles é que Oda está trabalhando nele há um tempo considerável e parece estar planejando-o cuidadosamente.

Em Thriller Bark (arco de 2008), conhecemos Ryuma, um samurai do País de Wano e a famosa lâmina Shusui. Além disso, conhecemos através de Gecko Moria os horrores implantados por Kaido no país.

Mas foi só em 2018 que Oda começou a explorar o País de Wano, ou seja, ele passou mais de uma década pensando e planejando meticulosamente como seria esse arco.

Outro fator que torna o arco do País de Wano especial é a estrutura do arco.

Nós sabemos que as narrativas seguem, por padrão, uma estrutura de 3 atos:

  • sendo o primeiro, para desenvolvimento da história até o momento do conflito;
  • o segundo para abordar o conflito principal da trama;
  • e o terceiro, geralmente nos apresenta a solução do problema.

Com o arco de Wano, Oda parece ter ignorado essa estrutura padrão para seguir e criar sua própria estrutura de um arco.

Além disso, algumas histórias tradicionalmente japonesas seguem uma estrutura diferenciada, a Kabuki . Uma estrutura de teatro que geralmente é dividida em 5 atos. E bom, apesar de Oda não implementar explicitamente os 5 atos em Wano, a estrutura certamente foi influenciada por isto.

Quais são os atos do arco do País de Wano?

Wano é dividido em alguns atos que nos aproximam da resolução do arco, que são eles:

  • Primeiro ato – apresentação da situação da Terra de Wano.
  • Segundo ato – começa a ser explorado o conflito do arco, ou seja, treino de Luffy para lutar contra o Kaido, as alianças. Ao mesmo tempo, o plano do Raid Onigashima passando por altos e baixos enquanto Kaido se alia à Big Mom, criando um conflito maior para a série.
  • Terceiro ato – foco no conflito em site, apresentando a luta de Luffy vs. Kaido em variados aspectos e perspectivas.
  • Quarto ato – concentra-se na resolução do arco onde a aliança executa seu plano de derrubar o Kaido e, finalmente, libertar a terra de Wano.

Apesar dessa divisão de atos não ser necessariamente relevante para os fãs, dá para perceber que essa divisão é a responsável por torá-lo tão longo.

É realmente necessário que o Arco de Wano seja tão longo?

Como o próprio Oda gosta de dizer, o arco de Wano é fundamental para a história geral e a busca de Luffy em se ornar o Rei dos Piratas. Isso por que para Luffy se tornar um pirata lendário, ele precisa derrubar um Yonko.

Como se isso não fosse o bastante, dois personagens chave estão intimamente ligados ao arco de Wano: Kozuki Oden e Gol D. Roger, bem como a lenda de Joy Boy, que perdurou por décadas. Tudo isso serve para reafirmar a importância do arco do País de Wano.

luffy roger
Foto: Reprodução

Por ser um arco tão importante para a jornada do herói, Oda não vai ser descuidado a essa altura do campeonato. É natural que ele se estenda neste arco para se certificar de que não haverá falhas ou brechas.

É claro que construir uma obra tão longa e bem amarrada assim pode gerar insatisfação nos fãs mais ansiosos, não à toa, muitos consideraram que o tempo que Luffy leva para chegar ao telhado poderia ter sido encurtado.

Entretanto, Oda está 100% comprometido com a missão de tornar esse arco um dos mais inesquecíveis de todos. E, para garantir isso, ele precisou abrir mão da pressa, ainda que isso torne esse, um dos arcos mais longos da série.

Gosta de One Piece? Siga-nos no Google Notícias para ficar por dentro de todas as novidades da série.

Criadora de conteúdo, mãe, carioca da gema. Viajante e realizadora de sonhos.